Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

br:editors:tangents [2011/04/05 23:02]
127.0.0.1 external edit
br:editors:tangents [2013/02/11 19:04] (current)
boacompra
Line 1: Line 1:
-===== Keyframe Tangents and Interpolation =====+===== Quadros Tangentes e Interpolação =====
  
-When we set keyframes in the Pose Editor or the Sequencerwe are creating poses at specific points in timeThis could be the rotation of an elbowthe position of hipthe amount of sneer or the position of the camera, etc. In all of these cases we can also specify what happens between the keyframesThis is known as keyframe interpolation.+Quando configuramos quadros no Editor de Posição ou no Sequenciadorestamos criando posições em pontos específicos do tempoPode ser a rotação de um ombro, a posição de um quadril, a quantidade de sarcasmo ou posição da câmera, etc. Em todos esses casos também podemos especificar o que acontece entre os quadrosIsso é conhecido como interpolação de quadro
  
-=== Smooth Interpolation ===+=== Interpolação Suave ===
  
-Let's start with a simple example+Vamos começar com um exemplo simples
  
-Let's say you move the model's hand up and down couple of timessetting keyframes in the timeline as you go+Digamos que você mova mão da modelo para cima e para baixo algumas vezesconfigurando quadros na linha do tempo enquanto faz isso.
  
-By defaultwe will see smooth interpolation between the keyframesThis is essentially drawing a smooth curve as illustrated below. The purple dots are the keyframes and the short lines are the tangents which indicate the direction of the curve at each keyframeThe hand animation shows what this will look like on your model.+Como padrãoveremos interpolação suave entre os quadros, ou seja, o desenho de uma curva suave conforme ilustrada abaixoOs pontos roxos são os quadros e as linhas curtas são as tangentes que indicam a direção da curva em cada quadroA animação da mão mostra como aparecerá em sua modelo.
  
-**Handy tip:** Where the curve is close to horizontal that is where the object is moving slowlyWhere the curve is steep there is lot of movement or speedIf the curve is flat there is no movement.+**Dica útil:** Onde a curva está quase na horizontal, o objeto está se movendo devagarQuando curva está íngreme, há muito movimento e velocidadeSe você vê uma linha reta, não há movimento
  
 {{:en:editors:curve_smooth.png|}} {{:en:editors:curve_smooth.png|}}
 {{:en:editors:hand_smooth.gif|}} {{:en:editors:hand_smooth.gif|}}
  
-This actually looks pretty good, with one exception. The last two keyframes are the same so you would expect the hand to stay in the same place between them. Because the curve is being smoothed out it is introducing unwanted motion between the third and fourth keyframes. This might not look too bad here but it can be very annoying and **it happens a LOT**. Imagine if the hand was sitting on a desk? You would see it dipping into the desk at the end of the animation. 
  
-=== Linear Interpolation ===+Sem exceções, realmente parece muito bom. Os últimos dois quadros são iguais, então você espera que a mão fique no mesmo lugar entre um quadro e outro. Porque a curva vem sendo suavizada, está apresentando um movimento indesejado  entre o terceiro e o quarto quadro. Isso não parece muito ruim aqui, mas pode ser bem irritante e **acontece MUITO**. Imagine se a mão estivesse apoiada em uma mesa? Você a veria mergulhando dentro da mesa no final da animação.
  
-Let's look at linear interpolation for a moment. Linear interpolation is just a straight line between keyframes. The hand will go directly between the four positions at a constant speed.\\+=== Interpolação Linear ===
  
-Clicking the little "tangentbutton next to the hand in the animation panel will change the tangent type to linear. For this example I did that for all of the keyframes.\\+Vamos checar a interpolação linear por um momento. Interpolação linear é apenas um linha reta entre os quadros e a mão vai diretamente entre as quatro posições, em uma velocidade constante.\\ 
 + 
 +Ao clicar o pequeno botão "tangenteao lado da mão no painel de animação, você altera para linear o tipo da tangentePara esse exemplo, fiz isso em todos os quadros.\\
 {{:en:editors:pe_animation_tangent_01.png|}} {{:en:editors:pe_animation_tangent_01.png|}}
  
Line 28: Line 29:
 {{:en:editors:hand_linear.gif|}} {{:en:editors:hand_linear.gif|}}
  
-What's the drawback of thisThe motion will look very robotic and stiffPeople don't move like that. The hand will stay on the desk though!+Qual a desvantagem dissoO movimento parecerá muito robótico e pesado e não é assim que as pessoas se movemAlém disso, a mão ficará em cima da mesa!
  
-We have control over the tangents at individual keyframes so we can fix this pretty easilyIf we go to the first two keyframes and change the tangent type to "smoothwe will have the best of both worldsWhen you change the tangent for specific keyframe it affects the curve between that keyframe and the one following it+Nós temos controle total sob as tangentes em quadros individuais, e por isso podemos consertá-los facilmenteSe nós formos aos dois primeiros quadros e mudarmos o tipo da tangente pra "suave", nós teremos o melhor dos dois mundosQuando você muda tangente em um quadro específico, isso afeta a curva entre esse quadro e o próximo
  
 {{:en:editors:curve_custom.png|}} {{:en:editors:curve_custom.png|}}
  
-=== Flat Interpolation ===+=== Interpolação Plana ===
  
-The last type of interpolation is called "flat". With this type the tangent will always be flat or horizontal. The result is that objects will go slowly when they are near a keyframe and quickly when they are between frames. This is known as "easing in" and "easing out"A nice side benefit of flat interpolation is that when two keyframes have the same value (like key three and four in our examplethey will stay steady between the keyframes.+O último tipo de interpolção é chamada "plana". Com esse tipo, a tangente sempre será plana e horizontal. O resultado é que o objeto irá lentamente quando ele está perto de um quadro e rapidamente quando ele estiver entre quadrosUma vantagem da interpolação plana é que quando dois quadros têm o mesmo valor (por exemplo, tecla três e quatro), eles ficarão parados entre um e outro
  
-Here's what the curve and hand look like for flat interpolation.+Aqui está como a curva e a mão ficam na interpolação.
  
 {{:en:editors:curve_flat.png|}} {{:en:editors:curve_flat.png|}}
 {{:en:editors:hand_flat.gif|}} {{:en:editors:hand_flat.gif|}}
  
-Now go forth and animate!+Agora vá em frente e divirta-se!