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- | ===== How to make transparent mods? ===== | + | ===== Como criar modelos transparentes? ===== |
- | See video tutorial at bottom of page for more details! | + | Veja o vídeo tutorial na parte de baixo da página para mais detalhes! |
- | * First of all a texture needs to be saved with an 'alpha channel' included. This extra channel indicates where to make objects opaque, semi-transparent or totally transparent/invisible. | + | * Primeiro, uma textura precisa ser salva com um ‘canal alfa’ incluso. Esse canal estra indica onde fazer objetos opacos, semitransparente ou totalmente transparente/invisível. |
- | * Objects are opaque when the alpha channel is not present, or the alpha value at a specific pixel is black (has a value of 0). On the other hand, fully transparent parts are marked with white pixel (a value of 255). Grey values make the objects partially see-through. | + | * Objetos são opacos quando o canal alfa não está presente, ou o valor alfa em um pixel específico é preto (tem um valor de 0). Por outro lado, partes completamente transparentes são marcadas com pixel branco (um valor de 255). Valores cinzas tornam os objetos parcialmente transparentes. |
- | **Changing .txf Files** | + | **Mudando Arquivos .txf** |
- | * The game does not know by default what it should do with the images alpha channel. This is because the values may be treated in different ways. To solve this ambiguity we use .txf files. | + | * O jogo padrão não sabe o que fazer com o canal de imagens alfa. Isso ocorre devido aos valores serem tratados de maneiras diferentes. Para resolver essa ambiguidade nós usamos arquivos .txf. |
- | * *.txf files are text files. When changing the contents of those files, a plain text editor must be used. Winword is not a text editor and saves extra formatting data i files that will screw thins up. | + | * *Arquivos .txf são arquivos de texto. Quando for mudar os conteúdos destes arquivos, um editor de texto simples deve ser usado. O Winword não é um editor de texto e salva dados de formatação extra nos arquivos que irão estragá-lo. |
- | * To change the contents of .txf's use notepad (or any other the like) and make sure when saving the file after editing it has .txf extension and not .txt. | + | * Para mudar os conteúdos dos arquivos .txf use o bloco de notas (ou qualquer outro igual) e certifique-se de que quando salvar o arquivo depois de editar ele tenha a extensão .txf e não .txt. |
- | * The game recognizes various .txf file settings. The most important one's are (please note the quotes) | + | * O jogo reconhece várias ferramentas de arquivos .txf. Os mais importantes são (por favor atenção as aspas) |
-> "RGB_888" "Opaque" | -> "RGB_888" "Opaque" | ||
-> "RGBA_8888" "AlphaMask" | -> "RGBA_8888" "AlphaMask" | ||
-> "RGBA_8888" "AlphaBlend/WriteZ" | -> "RGBA_8888" "AlphaBlend/WriteZ" | ||
- | **What do those settings mean?** | + | **O que aquelas ferramentas significam?** |
* "RGB_888" "Opaque" | * "RGB_888" "Opaque" | ||
- | Textures are uploaded to graphics board using 24bit depth. The alpha channel gets totally discarded, no transparency is used at all. Use this mode when 'no transparency' is wanted. | + | As texturas são carregadas ao quadro dos gráficos usando profundidade de 24bit. O canal alfa é totalmente descartado, nenhuma transparência é usada. Use esse modo quando você não quiser nenhuma transparência. |
* "RGBA_8888" "AlphaMask" | * "RGBA_8888" "AlphaMask" | ||
- | Textures are uploaded to the graphics board using 32bit depth. Alpha values below 128 indicate that the object is visible, values above mean full transparency. Use these settings values to hide parts of normally opaque textures. This is recommended for textures that do not have an alpha channel by default. | + | As texturas são carregadas ao quadro dos gráficos usando profundidade de 32bit. Os valores alfa abaixo de 128 indicam que o objeto é visível, valores acima significam transparência total. Use esses valores na ferramenta para esconder partes de texturas normalmente opacas. É recomendada para texturas que não possuem um canal alfa padrão. |
* "RGBA_8888" "AlphaBlend/WriteZ" | * "RGBA_8888" "AlphaBlend/WriteZ" | ||
- | Textures are uploaded to the graphics board using 32bit depth. The alpha value indicates see-through intensity. Use this mode to make textures partily transparent. | + | As texturas são carregadas ao quadro de gráficos usando profundidade de 32bit. O valor alfa indica a intensidade de transparência. Use este modo para tornar as texturas parcialmente transparentes. |
- | **Important Notices** | + | **Notícias Importantes** |
- | * Semi-transparent objects need to be drawn in a specific order (from back to front). Sorting groups of objects is partly done automatically, but mostly artists need to sort them by hand (assign engine specific layers, etc). Thus, objects that are not transparent by default will sometimes behave a bit odd in regards to drawing (flickering, disappearing parts,...). | + | * Objetos semitransparentes precisam ser desenhados de uma maneira específica (de trás para frente). A seleção dos grupos de objetos é feita parcialmente automática, mas a maioria dos artistas precisam selecioná-las à mão (atribuir camadas específicas ao mecanismo, etc.) Portanto, objetos que não são transparentes por padrão irão se comportar de maneira estranha (oscilante, partes desaparecendo,...). |
- | * At the time of writing this guide, there's an issue with reloading .txf's. .txf's are only loaded once when a modded texture is applied, Alt-R will not work for them. | + | * Na hora de escrever este guia, havia um problema para recarregar arquivos .txf. Esses arquivos só são carregados quando uma textura modificada é aplicada, Alt-R não funcionará com eles. |
- | **Learn More** | + | **Saiba Mais** |
- | To learn more about textures and alpha channels please watch the following video tutorial! | + | Para saber mais sobre texturas e canais alfa, por favor, assista o vídeo tutorial a seguir! |
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