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br:outfitmodding [2013/03/08 19:48] (current) boacompra |
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- | ====== Modifying Outfit Textures ====== | + | ====== Modificando Texturas de Cena ====== |
- | ===== Overview ===== | + | ===== Visão Geral ===== |
- | Textures are image files that are used to "skin" the 3D models in the scenes. Every object in the scene has a texture associated with it. This page will give you some background and an overview of the process. | + | Criar texturas de cenas é um processo similar a criar modelos de texturas. Texturas são arquivos de imagens que são usados para "cobrir" os modelos 3D nas cenas. Cada objeto na cena possui uma textura associada a ele. Algumas texturas são reutilizadas em lugares diferentes (Ex: convés de madeira) então, mudar uma textura pode afetar vários objetos. E também, algumas imagens contém texturas de objetos de várias cenas. |
+ | {{:en:scenemod:yachtmods2.jpg|}}\\ | ||
+ | Vulcano e German I por [[http://www.gamerotica.com/profile/Condoria/shares|Condoria]], Donnagrey por [[http://www.gamerotica.com/profile/celebwrecker/shares|Celebwrecker]], MV Luisa por [[http://www.gamerotica.com/profile/MaXsiM/shares|MaXsiM]], %%ElizabethNight%% por [[http://www.gamerotica.com/profile/Lotter/shares|Lotter]] | ||
- | >>> show a few sample outfit mods here with credits to the creators <<< | + | ==== Texturas Regulares ==== |
+ | Na maior parte as texturas são imagens básicas coloridas que são envolvidas ao redor da geometria 3D na cena. Abaixo alguns exemplos típicos. | ||
+ | |{{:en:scenemod:texture_objects_01.png|}}| Textura para cama de ar | | ||
+ | |{{:en:scenemod:texture_objects_02.png|}}| Textura da Ilha | | ||
+ | |{{:en:scenemod:texture_objects_03.png|}}| A textura do sofá tem as marcas de sombra das almofadas "marcadas". A sombra moldada\\ é adicionada pela imagem lightmap (veja abaixo) | | ||
- | ==== Regular Textures ==== | + | ==== Texturas Especiais ==== |
- | For the most part the textures are basic color images that get wrapped around the 3D geometry in the scene. Here are some typical examples. | + | Também existem algumas texturas "especiais" que não se encaixam na categoria básica. |
- | |{{:en:scenemod:texture_objects_01.png|}}| Texture for the airbed | | + | |{{:en:scenemod:room_yacht01_poolwater02.png|}}| As texturas de **água** são texturas "repetíveis". Isso quer dizer que se você coloca-las perto\\uma da outra de qualquer lado e de qualquer maneira elas formarão um padrão contínuo.\\A textura de água também faz uso de um [[#What_are_those_.txf_files_for?|modo de mistura transparente]] | |
- | |{{:en:scenemod:texture_objects_02.png|}}| Island texture | | + | |{{:en:scenemod:room_yacht01_lightmap01.png|}}| As texturas **lightmap** são multiplicadas com objetos na cena para criar sombras moldadas.\\ Essas são imagens pré-computadas as quais você provavelmente deve evitar editar. | |
- | |{{:en:scenemod:texture_objects_03.png|}}| The couch texture has the pillow shadows "baked in". The cast shadow\\ is added by the lightmap image (see below) | | + | |{{:en:scenemod:room_yacht01_locator01_uv.png|}}| Nos arquivos PSD você encontrará uma camada **UV layer**.\\ Ela sobrepõe uma imagem dos polígonos nos quais a textura vai ser mapeada.\\ \\ A imagem UV pode ser particularmente útil como um guia quando as cores na imagem\\ não oferecem um referência clara o suficiente.\\ \\ Certifique-se de desativar essa camada quando você salvar a imagem ou seus objetos\\ irão ter linhas neles! \\ \\ **Atenção:** Os arquivos PSD estão no arquivo zip que é instalado na sua pasta "Mod".| |
- | + | ||
- | ==== Special Textures ==== | + | |
- | |{{:en:scenemod:room_yacht01_locator01_uv.png|}}| In the PSD files you will find a **UV layer**.\\ This overlays an image of the polygons that the texture will be mapped onto.\\ \\ The UV image can be particularly useful as a guide when the colors in the image\\ don't provide a clear enough reference.\\ \\ Be sure to turn off this layer when you save the image or your objects\\ will have lines on them! \\ \\ **Note:** The PSD files are in the zip file that gets installed in your "Mod" folder.| | + | |
\\ \\ \\ \\ | \\ \\ \\ \\ | ||
+ | ===== Criando texturas para cenas ====== | ||
+ | ==== Primeiro Passo: Baixe o conjunto de texturas base ==== | ||
+ | O conjunto de texturas base contém os arquivos de textura usado na cena. Baixe o conjunto de textura para o [[http://www.gamerotica.com/share/view/texture/207234-thrixxx_texturepack_yacht|Iate]]. Certifique-se de baixar aquela que condiz com sua [[br:versions|versão]]. Esses são os arquivos de textura que você precisa para customizar a cena. | ||
- | ==== Installing Texture Mods ==== | + | {{:en:scenemod:scmod_download_texture_set.png|}} |
- | See [[en:installing_a_texture_mod|installing texture mods]] | + | |
- | ==== Step Four: Modify a Texture ==== | + | Você também pode escolher texturas individuais se você não quer o conjunto completo (O exemplo abaixo é o mod Vulcano por [[http://www.gamerotica.com/profile/Condoria/shares|Condoria]])\\ |
- | {{:en:scenemod:change_color1.jpg|}} | + | {{:en:scenemod:texture_cart.jpg|}}\\ |
- | - Look at the textures that were unzipped in the previous step and pick one to modify | + | |
- | - Run your image editor (E.g. Photoshop, Gimp, etc) | + | |
- | - Load up the image and make some changes (there is a full tutorial on this under [[:en:texture_mod_tutorial|texture mod tutorial]] | + | |
- | - Save it over the original image | + | |
- | Tip: You can always get the default images out of the .zip archive file in the "mod" folder if you need them | + | |
- | Tip: The zip file contains the source .PSD (Photoshop) files for the textures. These will not be unpacked by installing the mod. Advanced users may want to mess with these. | + | |
- | ==== Step Five: View your new texture in-game ==== | + | Se você baixar a [[br:versions|versão]] errada do jogo, as texturas podem até funcionar mas é melhor você baixar o conjunto que combina com sua versão.\\ |
- | {{:en:scenemod:change_color2.jpg|}} | + | {{:en:scenemod:wrong_version.jpg|}} |
- | - Load up the scene. It will show up as a clone of the original set with the name of the texture mod | + | |
- | - Locate the object with your modified texture | + | |
- | Tip: Hit ALT+R to reload the texture after you make additional changes. This allows you to make adjustments without restarting the game. | + | |
+ | ==== Segundo Passo: Instale o conjunto de texturas ==== | ||
- | ==== Step Six: Rinse and Repeat ==== | + | Localize o arquivo baixado. Se você estiver usando Firefox ele aparecerá em Ferramentas -> Downloads (será um pouco diferente para navegadores diferentes)\\ |
- | Now that you have the workflow down you can continue to edit as many of the textures as you like. You can use ALT+R to reload the textures in the scene so you don't have to exit and restart. That makes it really handy to try different things and see the results. | + | {{:en:scenemod:download_bar.jpg|}} |
+ | Clique duas vezes no arquivo .exe para abri-lo. Isso irá instalar um arquivo zip na sua pasta "mod".\\ | ||
+ | {{:en:scenemod:install_texture_set.jpg|}} | ||
- | ===== Tips and Tricks ===== | ||
- | ==== What are those .txf files for? ==== | + | ==== Terceiro Passo: Ative o conjunto de texturas ==== |
- | ** NOTE: Be careful if you edit the txf files. If you mess them up you will get unpredictable drawing behaviour. You can always revert to the file in the zip archive if you need to ** | + | {{:en:scenemod:activate_mod.jpg|}} |
+ | - Inicie o jogo | ||
+ | - Vá para a aba Ferramentas | ||
+ | - Ative o conjunto de texturas (atenção: você talvez não possa ver o nome complete do arquivo zip. Você pode renomear o arquivo zip na pasta "mod" se isso for tornar mais fácil. Ou então, dê seu melhor palpite. | ||
+ | - Isso irá descompactar as texturas dentro de uma pasta sob a pasta "%%ActiveMod%%" | ||
+ | - Ex: "%%ActiveMod%%\thriXXX_TexturePack_Yacht.zip" | ||
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+ | Atenção: A localização da pasta "%%ActiveMod%%" depende do seu diretório de instalação (Windows XP) ou do seu diretório de usuário do Windows (Windows Vista). A maneira mais fácil de encontrá-la, é checando o menu iniciar para o atalho para "Abrir a pasta mod". | ||
+ | |||
+ | ==== Quarto Passo: Modificar uma Textura ==== | ||
+ | {{:en:scenemod:change_color1.jpg|}} | ||
+ | - Olhe as texturas que foram descompactadas no passo anterior e escolha uma para modificar | ||
+ | - Inicie seu editor de imagem (Ex: Photoshop, Gimp, etc) | ||
+ | - Carregue a imagem e faça algumas mudanças | ||
+ | - Salve sobre a imagem original | ||
+ | Dica: Você sempre pode tirar as imagens padrão do arquivo zip na pasta "mod" se você precisar delas | ||
+ | Dica: O arquivo zip contém os arquivos fonte .PSD (Photoshop) para as texturas. Eles não serão descompactados ao instalar o mod. Usuários avançados podem querer bagunça-los | ||
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+ | ==== Quinto Passo: Veja sua próxima textura no jogo ==== | ||
+ | {{:en:scenemod:change_color2.jpg|}} | ||
+ | - Carregue a cena. Ela aparecerá como um clone do conjunto original com o nome do mod da textura | ||
+ | - Localize o objeto com sua textura modificada | ||
+ | Dica: Pressione ALT+R para recarregar a textura depois que você fizer mudanças adicionais. Isso permite que você faça ajustes sem reiniciar o jogo. | ||
- | The txf files determine how the texture will be blended in the scene. If you are familiar with Photoshop blending modes or using shaders in 3D software this will make some sense to you. Otherwise, here are some quick things you can try. | + | ==== Sexto Passo: Repita ==== |
+ | Agora que você dominou o fluxo de trabalho você pode continuar editando quantas texturas você quiser. Você pode usar ALT+R para recarregar as texturas na cena para que você não precise sair e reiniciar. Isso torna muito prático tentar coisas diferentes e ver os resultados. | ||
- | You can edit the txf files with a simple text editor like notepad. Don't try using something fancy like MS Word or it will add extra crap into the file. | ||
- | ^What You See^What You Get^ | + | ===== Dicas e Truques ===== |
- | |"RGB_888" "Opaque"|Straight texture. No blending.| | + | |
- | |"RGBA_8888" "%%AlphaBlend%%"|This image requires an Alpha channel that will be used for transparency. Good if you want to make some fancy stained glass windows| | + | |
- | |"RGB_888" "Add"|pixels in the image will be added to anything they are in front of. This will typically make things brighter.| | + | |
- | |"RGB_888" "Multiply"|pixels in the image will multiply with anything they are in front of. Dark pixels will make things darker. White pixels will have no effect| | + | |
- | |"RGB_888" "Subtract"|pixels in the image will subtract from anything they are in front of. This will typically make things darker| | + | |
- | ==== Creating tiling images in Photoshop ==== | + | ==== Para que servem os arquivos .txf? ==== |
+ | ==== Para que servem os arquivos TXF? ==== | ||
+ | Veja [[:br:txf_files|txf files]] para mais informações. | ||
- | Some textures like the water need to tile seamlessly in both directions. There's a tutorial on making tiling textures [[http://www.instructables.com/id/Make-a-Tiling-Image-in-Photoshop/|here]]. | + | ==== Criando imagens contínuas no Photoshop ==== |
- | ==== Creating partially transparent images in Photoshop ==== | + | Algumas texturas como a de água precisam se encaixar continuamente em abas as direções. Há um tutorial sobre como fazer texturas contínuas [[http://www.instructables.com/id/Make-a-Tiling-Image-in-Photoshop/|aqui]]. |
- | Here are two quick and simple techniques to create partially transparent images in Photoshop: | + | ==== Criando imagens parcialmente transparentes no Photoshop ==== |
- | - Use the Eraser tool and set the opacity to about 10%. Then paint away at your image. | + | Aqui estão duas técnicas rápidas e simples para criar imagens parcialmente transparentes no Photoshop: |
- | - Change the Opacity of the entire layer in the Layer panel. | + | |
- | Ensure that Image->mode is set to RGB color and save your image as a .png file. This should preserve the transparency information. | + | - Use a ferramenta da Borracha e defina a opacidade em uns 10%. Então pinte sua imagem. |
+ | - Mude a Opacidade de toda a camada no painel de Camadas. | ||
- | You will also need to change the matching .txf file to be "RGBA_8888" "%%AlphaBlend%%" if it isn't already. | + | Assegure-se de que Imagem->modo está ajustada para cores RGB e salve sua imagem como um arquivo .png. Isso deve preservar a informação da transparência. |
- | ==== Stuff to watch out for ==== | + | Você também precisará mudar o arquivo .txt para "RGBA_8888" "%%AlphaBlend%%" se ele ainda não for. |
- | * **Don't** change the base name of any file (i.e. the filename without the extension). The names are important for the game to find the images you want to replace. | + | |
- | * You may change the size of the images to increase details, but the **aspect** of the image needs to remain the **same**. Furthermore, all images need to have width and height to be **power of 2** (i.e. 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, 2048, ...) The maximum size is limited by the graphics card (and the graphics card memory) and must __not exceed 2048__. We recommend to leave the image size as it is (or by max double width and height to be on the safe side). | + | |
- | * Supported file formats are: **JP2** and **PNG**. You may change the fileformat from jp2 to png or vice-versa. It's just a matter of compression and filesize (which should be held small). So if you are kind, try both formats and use the one with smaller filesize. | + | |
- | ===== Sharing your new texture set ===== | + | ==== Coisas para se prestar atenção ==== |
+ | * **Não** mude o nome base de nenhum arquivo (ex: o nome do arquivo sem extensão). Esses nomes são importantes para que o jogo encontre as imagens que você quer substituir. | ||
+ | * Você pode mudar o tamanho das imagens para aumentar os detalhes, mas o **aspecto** da imagem deve permanecer o **mesmo**. Além disso, todas as imagens precisam ter largura e altura na **potência de 2** (ex. 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, 2048, ...) O tamanho máximo é limitado pela placa gráfica (e a memória da placa gráfica)e __não deve exceder 2048__. Nós recomendamos deixar o tamanho da imagem com como ela é (ou no máximo dobrar largura e altura). | ||
+ | * Formatos de arquivos suportados são:**JP2** e **PNG**. Você pode mudar o formato do arquivo de jp2 para png e vice-versa. É só uma questão de compressão e tamanho do arquivo (os quais devem ser mantidos pequenos). Então se você é bom, tente usar ambos os formatos e use o arquivo com menor tamanho. | ||
- | When you're ready to share your texture set with the community go to [[:en:sharing_your_texture_set|Sharing your texture set]] | + | ===== Compartilhando seu novo conjunto de texturas ===== |
+ | Quando você estiver pronto para compartilhar seu conjunto de texturas com a comunidade visite [[:br:sharing_your_texture_set|Compartilhando seu conjunto de texturas]] | ||
- | === Important Notices === | ||
- | * The uploaded zip file gets checked for its content. Do not include any additional files and/or folders except the modded images and .txf's to avoid that your upload gets rejected. | + | === Avisos Importantes === |
- | * Your mod will get checked by Gamerotica staff. As long as there is nothing offensive or illegal the mod should get approved to share with the community. | + | |
- | * **Do not use copyrighted material** for modding to prevent legal troubles for yourself and/or Gamerotica. | + | |
+ | * O arquivo zip enviado terá seu conteúdo checado. Não inclua nenhum arquivo e/ou pasta adicional exceto imagens modificadas e .txf para evitar que seu upload seja rejeitado. | ||
+ | * Seu mod será checado pela equipe do Gamérica. Desde que não exista nada ofensivo ou ilegal, o mod deve obter aprovação para compartilhamento com a comunidade. | ||
+ | * **Não use material protegido por direitos autorais** para prevenir problemas legais para você e/ou Gamerótica. | ||