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br:texture_mod_tutorial [2013/03/12 18:45]
boacompra
br:texture_mod_tutorial [2013/03/12 22:14] (current)
boacompra
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 ==== Visão Geral ==== ==== Visão Geral ====
-Este tutorial irá guiá-lo pelo processo de construção de uma roupa personalizada para sua modelo. Apesar de não ter a intenção de ser um tutorial para Photoshop, nós iremos lhe ensinar algumas técnicas úteis, que devem ajuda-lo com qualquer editor de imagem. Especificamente, nós usaremos camadas, máscaras, transformações livres, seleções, modos de mistura e alguns pincéis. Se você estiver usando um programa diferente não tem problema, já que os programas de desenho mais modernos suportam arquivos PSD com camadas e possuem uma funcionalidade similar.+Este tutorial irá guiá-lo pelo processo de construção de uma roupa personalizada para sua modelo. Apesar de não ter a intenção de ser um tutorial para Photoshop, nós iremos lhe ensinar algumas técnicas úteis, que devem ajudá-lo com qualquer editor de imagem. Especificamente, nós usaremos camadas, máscaras, transformações livres, seleções, modos de mistura e alguns pincéis. Se você estiver usando um programa diferente não tem problema, já que os programas de desenho mais modernos suportam arquivos PSD com camadas e possuem uma funcionalidade similar.
  
-Este tutorial assume que você possui um conhecimento básico do [[br:editors:modeleditor|Editor de Customização]] e acesso a um programa como o Photoshop. +Este tutorial supõe que você possui um conhecimento básico do [[br:editors:modeleditor|Editor de Customização]] e acesso a um programa como o Photoshop. 
  
-<wrap tip>**DICA:** Se você não tiver Photoshop você pode usar essas alternativas grátis que suportam arquivos PSD: Artweaver, Paint.Net e GIMP.  GIMP é o mais poderoso, mas possui uma interface um pouco mais confusa que os outros. Paint.net é uma alternativa “média” que precisa de um plug-in grátis para suportar arquivos PSD. Artweaver é o pacote mais simples e não possui o poder dos outros dois, mas é muito fácil de usar e realiza as funções básicas adequadamente. </wrap>+<wrap tip>**DICA:** Se você não tiver Photoshoppode usar essas alternativas grátis que suportam arquivos PSD: Artweaver, Paint.Net e GIMP. GIMP é o mais poderoso, mas possui uma interface um pouco mais confusa que os outros. Paint.net é uma alternativa “média” que precisa de um plug-in grátis para suportar arquivos PSD. Artweaver é o pacote mais simples e não possui o poder dos outros dois, mas é muito fácil de usar e realiza as funções básicas adequadamente. </wrap>
  
 ===Coisas Específicas que Você Aprenderá=== ===Coisas Específicas que Você Aprenderá===
-  * Como ver mods de textura na modelo dentro do jogo +  * Como ver mods de textura na modelo dentro do jogo. 
-  * Trabalhar com camadas e grupos de camadas no Photoshop +  * Trabalhar com camadas e grupos de camadas no Photoshop. 
-  * Desenhar em uma camada e ver a mudança na modelo dentro do jogo +  * Desenhar em uma camada e ver a mudança na modelo dentro do jogo. 
-  * Usar Transformação Livre para dimensionar e mover partes da imagem  +  * Usar Transformação Livre para dimensionar e mover partes da imagem. 
-  * Trabalhar com modos de mistura de camada para criar um fluxo de trabalho flexível +  * Trabalhar com modos de mistura de camada para criar um fluxo de trabalho flexível. 
-  * Mudar a transparência de uma camada para criar um tecido transparente +  * Mudar a transparência de uma camada para criar um tecido transparente. 
-  * Ajustar uma máscara em uma camada para criar cortes de tecido +  * Ajustar uma máscara em uma camada para criar cortes de tecido.
  
  
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 Veja [[br:installing_a_texture_mod|instalando mods de textura]] para ajuda sobre como instalar. \\ Veja [[br:installing_a_texture_mod|instalando mods de textura]] para ajuda sobre como instalar. \\
  
-Você também precisará do arquivo PSD. Ele pode ser baixado {{:en:howto:outfitmod:tutorial_outfit.zip|aqui}}.+Você também precisará do arquivo PSD que pode ser baixado {{:en:howto:outfitmod:tutorial_outfit.zip|aqui}}.
  
-Uma vez que você tiver instalado e ativado o mod de textura, você deve ver uma nova pasta dentro da sua pasta "mod/activemod/" chamada "outfit_tutorial". Ela terá os três arquivos dentro dela:+Uma vez que você tiver instalado e ativado o mod de textura, você deve ver uma nova pasta dentro da sua pasta "mod/activemod/" chamada "outfit_tutorial". Ela terá esses três arquivos dentro dela:
   - F_Top001_White.png – esta é a textura que é usada dentro do jogo.   - F_Top001_White.png – esta é a textura que é usada dentro do jogo.
   - F_Top001_White.psd – este é o arquivo do Photoshop com todas as camadas.   - F_Top001_White.psd – este é o arquivo do Photoshop com todas as camadas.
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 ---- ----
-==== Test o Mod em uma Modelo ==== +==== Teste o Mod em uma Modelo ==== 
-Antes de começarmos a mexer com a textura. Vamos confirmar que o mod de textura está aparecendo no jogo. +Antes de começarmos a mexer com a textura, vamos confirmar que o mod de textura está aparecendo no jogo. 
  
 {{:br:howto:outfitmod:om_pick_blouse.png|}}    Vá até o editor de customização e abra o seletor de Blusa/Vestido/Casaco. {{:br:howto:outfitmod:om_pick_blouse.png|}}    Vá até o editor de customização e abra o seletor de Blusa/Vestido/Casaco.
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 <inline 600px left> <inline 600px left>
 \\ \\ \\ \\ \\  \\ \\ \\ \\ \\ 
-A versão modificada da roupa terá o mesmo ícone da roupa padrão. Ela provavelmente estará em uma posição diferente baseando-se nos outros pacotes e outros mods que você tenha instalado. Procure pelo ícone {{:en:howto:outfitmod:om_blouse_icon.png|}}. Será um desses, se ele estiver funcionando corretamente. +A versão modificada da roupa terá o mesmo ícone da roupa padrão. Ela provavelmente estará em uma posição diferentebaseando-se nos outros pacotes e outros mods que você tenha instalado. Procure pelo ícone {{:en:howto:outfitmod:om_blouse_icon.png|}}. Será um desses, se ele estiver funcionando corretamente. 
 </inline> </inline>
 </wrap><WRAP clear></WRAP> </wrap><WRAP clear></WRAP>
Line 56: Line 56:
 <inline 900px left> <inline 900px left>
  Esta é a textura "plana" que é usada pelo jogo. As partes da blusa estão com cores diferentes para que possamos identificá-las facilmente.  \\ \\   Esta é a textura "plana" que é usada pelo jogo. As partes da blusa estão com cores diferentes para que possamos identificá-las facilmente.  \\ \\ 
- <wrap warning>IMPORTANTE:</wrap> As peças de roupas não podem ser movidas nesta imagem ou elas não aparecerão no lugar correto na modelo! + <wrap warning>IMPORTANTE:</wrap> As peças de roupas não podem ser movidas nesta imagem, senão elas não aparecerão no lugar correto na modelo! 
 </inline> </inline>
 </wrap><WRAP clear></WRAP> </wrap><WRAP clear></WRAP>
 // // // // // // // // // // // // // // // //
  
-{{:en:howto:outfitmod:om_startmodel.png|}}// // É assim que a textura deve ficar na modelo (frente e costas) \\ +{{:en:howto:outfitmod:om_startmodel.png|}}// // É assim que a textura deve ficar na modelo (frente e costas)\\ 
  
 <wrap left 100%> <wrap left 100%>
Line 67: Line 67:
 <inline 600px left> <inline 600px left>
  \\ \\   \\ \\ 
-Este arquivo PSD foi dividido em camadas para que seja fácil modifica. Você pode abrir a janela de camadas no Photoshop em "Janela -> Camadas"\\ \\ +Este arquivo PSD foi dividido em camadas para que seja fácil modificá-lo. Você pode abrir a janela de camadas no Photoshop em "Janela -> Camadas"\\ \\ 
 {{:wiki:bullet01.png?}} Colarinho, mangas, frente e costas são grupos de camadas que contém outras camadas. \\  {{:wiki:bullet01.png?}} Colarinho, mangas, frente e costas são grupos de camadas que contém outras camadas. \\ 
 {{:wiki:bullet01.png?}} Clique no ícone {{:en:howto:outfitmod:om_layer_vis.png|}} para mostrar e ocultar camadas. \\ \\  {{:wiki:bullet01.png?}} Clique no ícone {{:en:howto:outfitmod:om_layer_vis.png|}} para mostrar e ocultar camadas. \\ \\ 
Line 87: Line 87:
 ==== Mude a Cor ==== ==== Mude a Cor ====
  
-OK, vamos tentar mudar a cor da camada na modelo.+Vamos tentar mudar a cor da camada na modelo:
  
-{{:en:howto:outfitmod:om_brush_tool.png|}}  Escolha a ferramenta pincel. Ela deve estar na sua paleta de ferramentas (use //Janela -> Ferramentas// se você não ver a paleta de Ferramentas) \\ \\  +{{:en:howto:outfitmod:om_brush_tool.png|}}  Escolha a ferramenta pincel. Ela deve estar na sua paleta de ferramentas (use //Janela -> Ferramentas// se você não ver a paleta de Ferramentas)\\ \\  
-{{:en:howto:outfitmod:om_brushbigger.png|}}  Escolha um pincel maior ou diferente se você precisar \\ \\ +{{:en:howto:outfitmod:om_brushbigger.png|}}  Escolha um pincel maior ou diferentese você precisar\\ \\ 
 {{:en:howto:outfitmod:om_fg_color.png|}}  Escolha uma cor \\ \\  {{:en:howto:outfitmod:om_fg_color.png|}}  Escolha uma cor \\ \\ 
-{{:en:howto:outfitmod:om_select_color_layer.png|}}  Selecione a camada de cor dentro do grupo "back". Quando você desenha com o pincel ele aparecerá na camada selecionada. \\ \\  +{{:en:howto:outfitmod:om_select_color_layer.png|}}  Selecione a camada de cor dentro do grupo "back". Quando você desenha com o pincelele aparecerá na camada selecionada. \\ \\  
-{{:en:howto:outfitmod:om_texture_02.png|}}  Desenhe algo \\ \\ +{{:en:howto:outfitmod:om_texture_02.png|}}  Desenhe algo\\ \\ 
  
 Salve o arquivo. Selecione //Arquivo -> Salvar Como// no menu. Salve sobre o arquivo //F_Top001_White.png// na pasta Activemod/outfit_tutorial. Salve o arquivo. Selecione //Arquivo -> Salvar Como// no menu. Salve sobre o arquivo //F_Top001_White.png// na pasta Activemod/outfit_tutorial.
Line 103: Line 103:
 ---- ----
 ==== Adicione uma textura ==== ==== Adicione uma textura ====
-{{:en:howto:outfitmod:om_clothtexture.png|}} No arquivo tutorial tutorial_outfit.zip, você encontrará uma textura chamada "clothtexture.jpg". \\ Arraste-a para seu programa de edição de imagens. +{{:en:howto:outfitmod:om_clothtexture.png|}} No arquivo tutorial_outfit.zip, você encontrará uma textura chamada "clothtexture.jpg". \\ Arraste-a para seu programa de edição de imagens. 
  
 <wrap tip> **DICA:** Para várias texturas de tecido grátis, visite [[http://cgtextures.com]]. </wrap> <wrap tip> **DICA:** Para várias texturas de tecido grátis, visite [[http://cgtextures.com]]. </wrap>
  
-Digite CTRL+para selecionar tudo ou no menu em //Selecionar -> Tudo// (se você estiver usando Photoshop). Isto selecionará tudo na imagem "clothtexture". \\ +Digite CTRL+para selecionar tudo ou no menu em //Selecionar -> Tudo// (se você estiver usando Photoshop). Isto selecionará tudo na imagem "clothtexture". \\ 
  
-Digite CTRL+para copiar a seleção. \\ +Digite CTRL+para copiar a seleção. \\ 
  
 {{:en:howto:outfitmod:om_select_color_front.png|}} Mude para a textura de roupa. Abra o grupo "front" e selecione a camada "color". \\  {{:en:howto:outfitmod:om_select_color_front.png|}} Mude para a textura de roupa. Abra o grupo "front" e selecione a camada "color". \\ 
Line 122: Line 122:
 ---- ----
 ==== Transformando uma Camada ==== ==== Transformando uma Camada ====
-Com a camada da textura de tecido selecionada, pressione {{:key_ctrl.png|}}+{{:key_t.png|}} ou selecione //Editar -> Transformação Livre//no menu (no Photoshop) \\ +Com a camada da textura de tecido selecionada, pressione {{:key_ctrl.png|}}+{{:key_t.png|}} ou selecione //Editar -> Transformação Livre //no menu (no Photoshop)\\ 
  
 {{:en:howto:outfitmod:om_transform.png|}} Você deve ver o controle de Transformação Livre ao redor da imagem. \\  {{:en:howto:outfitmod:om_transform.png|}} Você deve ver o controle de Transformação Livre ao redor da imagem. \\ 
Line 150: Line 150:
 Nós conseguimos substituir a cor com uma textura de tecido, mas agora ela está uma pouco acinzentada. Nós vamos mudar o modo de mistura da camada da textura de tecido para que possa combinar melhor com a camada de cor abaixo dela.   Nós conseguimos substituir a cor com uma textura de tecido, mas agora ela está uma pouco acinzentada. Nós vamos mudar o modo de mistura da camada da textura de tecido para que possa combinar melhor com a camada de cor abaixo dela.  
  
-{{:en:howto:outfitmod:om_blend_box.png|}} Selecione a camada da textura de tecido e clinque no modo de mistura no topo da paleta de camadas. \\ +{{:en:howto:outfitmod:om_blend_box.png|}} Selecione a camada da textura de tecido e clique no modo de mistura no topo da paleta de camadas. \\ 
 {{:en:howto:outfitmod:om_multiply_mode.png|}} Selecione o modo //multiplicação// . \\  {{:en:howto:outfitmod:om_multiply_mode.png|}} Selecione o modo //multiplicação// . \\ 
-{{:en:howto:outfitmod:om_outfit_multiply.png|}} Voila! A textura de tecido agora está //multiplicando// com a cor abaixo dela. +{{:en:howto:outfitmod:om_outfit_multiply.png|}} Pronto! A textura de tecido agora está //multiplicando// com a cor abaixo dela. 
  
 <WRAP center round info 60%> <WRAP center round info 60%>
Line 176: Line 176:
 Nós vamos dar uma rápida olhada sobre como mudar a transparência/opacidade do tecido. Você pode mudar a transparência de camadas diferentes ou do grupo todo.  Nós vamos dar uma rápida olhada sobre como mudar a transparência/opacidade do tecido. Você pode mudar a transparência de camadas diferentes ou do grupo todo. 
  
-<wrap tip>DICA: Opacidade é o oposto de transparência. 0% de opacidade é o mesmo que 100% de transparência. +<wrap tip>DICA: Opacidade é o oposto de transparência. 0% de opacidade é o mesmo que 100% de transparência. </wrap>
  
-Vamos começar mudando a opacidade da camada de //tecido//.+Vamos começar mudando a opacidade da camada do //tecido//.
  
-{{:en:howto:outfitmod:om_select_cloth.png|}} Selecione a camada de tecido (supondo que você a tenha nomeado assim) \\ \\  +{{:en:howto:outfitmod:om_select_cloth.png|}} Selecione a camada de tecido (supondo que você a tenha nomeado assim)\\ \\  
-{{:en:howto:outfitmod:om_opacity1.png|}} Clique no controle de //opacidade// no topo da paleta de //camadas// \\ \\ +{{:en:howto:outfitmod:om_opacity1.png|}} Clique no controle de //opacidade// no topo da paleta de //camadas.// \\ \\ 
 {{:en:howto:outfitmod:om_opacity2.png|}} Deslize e observe como a textura de tecido está aparecendo e desaparecendo. \\ \\  {{:en:howto:outfitmod:om_opacity2.png|}} Deslize e observe como a textura de tecido está aparecendo e desaparecendo. \\ \\ 
  
Line 188: Line 188:
 Agora vamos mudar a opacidade do grupo todo para conseguir um visual bem transparente.  Agora vamos mudar a opacidade do grupo todo para conseguir um visual bem transparente. 
  
-{{:en:howto:outfitmod:om_select_frontmask.png|}} Selecione o grupo “front” \\ \\ +{{:en:howto:outfitmod:om_select_frontmask.png|}} Selecione o grupo “front”\\ \\ 
 {{:en:howto:outfitmod:om_opacity1.png|}} Clique no controle //opacidade// no topo da paleta das //camadas//. \\ \\  {{:en:howto:outfitmod:om_opacity1.png|}} Clique no controle //opacidade// no topo da paleta das //camadas//. \\ \\ 
-{{:en:howto:outfitmod:om_opacity2.png|}} Deslize uns 50% \\ \\ +{{:en:howto:outfitmod:om_opacity2.png|}} Deslize uns 50%\\ \\ 
  
 Para ver a transparência na nossa modelo, precisaremos desativar a camada de cor de fundo. Para ver a transparência na nossa modelo, precisaremos desativar a camada de cor de fundo.
Line 201: Line 201:
  
 <wrap tip 600px> <wrap tip 600px>
-Nota Importante: Para ver as texturas transparentes o arquivo .txf que corresponde textura deve estar definido como "RGBA_8888" "%%AlphaBlend%%". Veja [[:br:txf_files|arquivos TXF]] para mais informações.+Nota Importante: Para ver as texturas transparenteso arquivo .txf que corresponde à textura deve estar definido como "RGBA_8888" "%%AlphaBlend%%". Veja [[:br:txf_files|arquivos TXF]] para mais informações.
 </wrap><wrap clear></wrap> </wrap><wrap clear></wrap>
  
Line 207: Line 207:
 ==== Cortando o Tecido ==== ==== Cortando o Tecido ====
  
-Agora, nós vamos tentar cortar o tecido para que fique um pouco menor. Transparência também pode ser usada para "cortar" partes do tecido para criar buracos ou um look completamente diferente.+Agora, nós vamos tentar cortar o tecido para que fique um pouco menor. A transparência também pode ser usada para "cortar" partes do tecido criar buracos ou um look completamente diferente.
  
-Para conseguir isso, nós vamos editar a máscara diretamente.+Para conseguir isso, vamos editar a máscara diretamente.
  
-  * Antes de começarmos, salve o arquivo PSD (//arquivo->salvar//) para que você possa restaurá-lo mais tarde se você quiser. +  * Antes de começarmos, salve o arquivo PSD (//arquivo->salvar//) para que você possa restaurá-lo mais tardese você quiser. 
-    * {{:key_ctrl.png|}}+{{:mouse_left.png|}} na máscara para definir a seleção na área da máscara  +    * {{:key_ctrl.png|}}+{{:mouse_left.png|}} na máscara para definir a seleção na área da máscara 
-    * opcional: salve a seleção (abra uma nova página para isso)+    * opcional: salve a seleção (abra uma nova página para isso).
  
-{{:en:howto:outfitmod:om_opacity3.png|}} Eu vou mudar a opacidade do grupo "front" de volta para 100%. Você pode deixa-la parcialmente transparente se você preferir. +{{:en:howto:outfitmod:om_opacity3.png|}} Eu vou mudar a opacidade do grupo "front" de volta para 100%. Você pode deixá-la parcialmente transparentese você preferir. 
  
 {{:en:howto:outfitmod:om_select_frontmask.png|}} Selecione o grupo "front" e clique na máscara para que ela seja destacada com uma pequena caixa branca ao seu redor. Isso irá selecionar a parte da máscara da camada.  {{:en:howto:outfitmod:om_select_frontmask.png|}} Selecione o grupo "front" e clique na máscara para que ela seja destacada com uma pequena caixa branca ao seu redor. Isso irá selecionar a parte da máscara da camada. 
  
-{{:en:howto:outfitmod:om_brush_tool.png|}} Escolha o pincel e mude tamanho do pincel se você precisar. <wrap tip> **DICA:** Você pode mudar o tamanho do pincel usando {{:key_ctrl.png|}}+{{:mouse_right.png|}} e arrastando dentro da área da imagem </wrap>+{{:en:howto:outfitmod:om_brush_tool.png|}} Escolha o pincel e, se precisar, mude seu tamanho. <wrap tip> **DICA:** Você pode mudar o tamanho do pincel usando {{:key_ctrl.png|}}+{{:mouse_right.png|}} e arrastando dentro da área da imagem</wrap>
  
   * Certifique-se de que a cor do seu primeiro plano é preta.     * Certifique-se de que a cor do seu primeiro plano é preta.  
Line 225: Line 225:
 <wrap tip>**Dica:** clique em {{:en:howto:outfitmod:om_swapcolors.png|}} acima de {{:en:howto:outfitmod:om_fg_color.png|}} para trocar a cor do primeiro plano com o plano de fundo. Seu pincel sempre irá pintar com a cor do primeiro plano. </wrap> <wrap tip>**Dica:** clique em {{:en:howto:outfitmod:om_swapcolors.png|}} acima de {{:en:howto:outfitmod:om_fg_color.png|}} para trocar a cor do primeiro plano com o plano de fundo. Seu pincel sempre irá pintar com a cor do primeiro plano. </wrap>
  
-{{:en:howto:outfitmod:om_cutaway.png|}} Pinte a máscara de preto onde você quiser cortar o tecido (atenção: você deve pintar na área da imagem. Não na paleta da camada!) \\ Você pode pintar de branco se você quiser colocar o tecido de volta.+{{:en:howto:outfitmod:om_cutaway.png|}} Pinte a máscara de preto onde você quiser cortar o tecido (atenção: você deve pintar na área da imagem e não na paleta da camada!)\\ Você pode pintar de brancose você quiser colocar o tecido de volta.
  
 {{:en:howto:outfitmod:om_background_off.png|}} Desligue a camada do plano de fundo para que a transparência funcione. {{:en:howto:outfitmod:om_background_off.png|}} Desligue a camada do plano de fundo para que a transparência funcione.
Line 234: Line 234:
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 ===== Outras coisas que podem ser adicionadas ===== ===== Outras coisas que podem ser adicionadas =====
-=== Faça a Parte de Trás Corresponder da Frente (opcional) === +=== Faça a Parte de Trás Corresponder à da Frente (opcional) === 
-  * copie a camada de textura de tecido do grupo de trás [ensinar: copiando camadas] +  * copie a camada de textura de tecido do grupo de trás [ensinar: copiando camadas]. 
-  * crie uma nova camada acima da de cor [ensinar: criando camadas] +  * crie uma nova camada acima da de cor [ensinar: criando camadas]. 
-  * copie a cor da camada da frente +  * copie a cor da camada da frente. 
-    * desligue as camadas acima dela para ver a cor +    * desligue as camadas acima dela para ver a cor. 
-    * use a ferramenta de conta-contas [ensinar: usando o conta-gotas] +    * use a ferramenta de conta-contas [ensinar: usando o conta-gotas]. 
-  * pinte em uma nova camada +  * pinte em uma nova camada. 
-    * selecione a ferramenta do pincel+    * selecione a ferramenta do pincel.
   * ATENÇÃO: elas não irão corresponder perfeitamente porque os detalhes das camadas não correspondem entre si.   * ATENÇÃO: elas não irão corresponder perfeitamente porque os detalhes das camadas não correspondem entre si.
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 === Adicionando Detalhes (uma camada de lantejoulas) === === Adicionando Detalhes (uma camada de lantejoulas) ===
-  * carregue a imagem das lantejoulas +  * carregue a imagem das lantejoulas. 
-  * copie e cole sobre a camada de cor na frente +  * copie e cole sobre a camada de cor na frente. 
-  * mude o modo de mistura para luz direta [ensinar: diferentes modos de mistura] +  * mude o modo de mistura para luz direta [ensinar: diferentes modos de mistura]. 
-  * adicione uma máscara de camada [ensinar: criando uma máscara de camada] +  * adicione uma máscara de camada [ensinar: criando uma máscara de camada]. 
-  * Pinte tudo de branco +  * Pinte tudo de branco. 
-  * escolha um pincel macio de tamanho 45 [ensinar: trabalhando mais com pincéis] +  * escolha um pincel macio de tamanho 45 [ensinar: trabalhando mais com pincéis]. 
-  * defina a opacidade do pincel em 22% [ensinar: definindo a opacidade do pincel] +  * defina a opacidade do pincel em 22% [ensinar: definindo a opacidade do pincel]. 
-  * selecione branco e pinte alguns destaques +  * selecione branco e pinte alguns destaques
      
 === Algumas outras coisas que poderiam ser adicionadas === === Algumas outras coisas que poderiam ser adicionadas ===
-  * Trabalhando com conjuntos de textura que não estão definidos como este +  * Trabalhando com conjuntos de textura que não estão definidos como este. 
-  * Explicação de imagem UV (não existe uma para esta roupa ainda. Seria nos PSDs para básico 5)  +  * Explicação de imagem UV (não existe uma para esta roupa ainda. Seria nos PSDs para básico 5). 
-  * uma ilustração de como multiplicar modos de trabalho +  * Uma ilustração de como multiplicar modos de trabalho. 
-  * uma página de dicas de Photoshop  +  * Uma página de dicas de Photoshop
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