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br:texture_mod_tutorial [2013/03/12 18:47] boacompra |
br:texture_mod_tutorial [2013/03/12 22:14] (current) boacompra |
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==== Visão Geral ==== | ==== Visão Geral ==== | ||
- | Este tutorial irá guiá-lo pelo processo de construção de uma roupa personalizada para sua modelo. Apesar de não ter a intenção de ser um tutorial para Photoshop, nós iremos lhe ensinar algumas técnicas úteis, que devem ajuda-lo com qualquer editor de imagem. Especificamente, nós usaremos camadas, máscaras, transformações livres, seleções, modos de mistura e alguns pincéis. Se você estiver usando um programa diferente não tem problema, já que os programas de desenho mais modernos suportam arquivos PSD com camadas e possuem uma funcionalidade similar. | + | Este tutorial irá guiá-lo pelo processo de construção de uma roupa personalizada para sua modelo. Apesar de não ter a intenção de ser um tutorial para Photoshop, nós iremos lhe ensinar algumas técnicas úteis, que devem ajudá-lo com qualquer editor de imagem. Especificamente, nós usaremos camadas, máscaras, transformações livres, seleções, modos de mistura e alguns pincéis. Se você estiver usando um programa diferente não tem problema, já que os programas de desenho mais modernos suportam arquivos PSD com camadas e possuem uma funcionalidade similar. |
- | Este tutorial assume que você possui um conhecimento básico do [[br:editors:modeleditor|Editor de Customização]] e acesso a um programa como o Photoshop. | + | Este tutorial supõe que você possui um conhecimento básico do [[br:editors:modeleditor|Editor de Customização]] e acesso a um programa como o Photoshop. |
- | <wrap tip>**DICA:** Se você não tiver Photoshop você pode usar essas alternativas grátis que suportam arquivos PSD: Artweaver, Paint.Net e GIMP. GIMP é o mais poderoso, mas possui uma interface um pouco mais confusa que os outros. Paint.net é uma alternativa “média” que precisa de um plug-in grátis para suportar arquivos PSD. Artweaver é o pacote mais simples e não possui o poder dos outros dois, mas é muito fácil de usar e realiza as funções básicas adequadamente. </wrap> | + | <wrap tip>**DICA:** Se você não tiver Photoshop, pode usar essas alternativas grátis que suportam arquivos PSD: Artweaver, Paint.Net e GIMP. O GIMP é o mais poderoso, mas possui uma interface um pouco mais confusa que os outros. Paint.net é uma alternativa “média” que precisa de um plug-in grátis para suportar arquivos PSD. Artweaver é o pacote mais simples e não possui o poder dos outros dois, mas é muito fácil de usar e realiza as funções básicas adequadamente. </wrap> |
===Coisas Específicas que Você Aprenderá=== | ===Coisas Específicas que Você Aprenderá=== | ||
- | * Como ver mods de textura na modelo dentro do jogo | + | * Como ver mods de textura na modelo dentro do jogo. |
- | * Trabalhar com camadas e grupos de camadas no Photoshop | + | * Trabalhar com camadas e grupos de camadas no Photoshop. |
- | * Desenhar em uma camada e ver a mudança na modelo dentro do jogo | + | * Desenhar em uma camada e ver a mudança na modelo dentro do jogo. |
- | * Usar Transformação Livre para dimensionar e mover partes da imagem | + | * Usar Transformação Livre para dimensionar e mover partes da imagem. |
- | * Trabalhar com modos de mistura de camada para criar um fluxo de trabalho flexível | + | * Trabalhar com modos de mistura de camada para criar um fluxo de trabalho flexível. |
- | * Mudar a transparência de uma camada para criar um tecido transparente | + | * Mudar a transparência de uma camada para criar um tecido transparente. |
- | * Ajustar uma máscara em uma camada para criar cortes de tecido | + | * Ajustar uma máscara em uma camada para criar cortes de tecido. |
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Veja [[br:installing_a_texture_mod|instalando mods de textura]] para ajuda sobre como instalar. \\ | Veja [[br:installing_a_texture_mod|instalando mods de textura]] para ajuda sobre como instalar. \\ | ||
- | Você também precisará do arquivo PSD. Ele pode ser baixado {{:en:howto:outfitmod:tutorial_outfit.zip|aqui}}. | + | Você também precisará do arquivo PSD que pode ser baixado {{:en:howto:outfitmod:tutorial_outfit.zip|aqui}}. |
- | Uma vez que você tiver instalado e ativado o mod de textura, você deve ver uma nova pasta dentro da sua pasta "mod/activemod/" chamada "outfit_tutorial". Ela terá os três arquivos dentro dela: | + | Uma vez que você tiver instalado e ativado o mod de textura, você deve ver uma nova pasta dentro da sua pasta "mod/activemod/" chamada "outfit_tutorial". Ela terá esses três arquivos dentro dela: |
- F_Top001_White.png – esta é a textura que é usada dentro do jogo. | - F_Top001_White.png – esta é a textura que é usada dentro do jogo. | ||
- F_Top001_White.psd – este é o arquivo do Photoshop com todas as camadas. | - F_Top001_White.psd – este é o arquivo do Photoshop com todas as camadas. | ||
Line 32: | Line 32: | ||
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- | ==== Test o Mod em uma Modelo ==== | + | ==== Teste o Mod em uma Modelo ==== |
- | Antes de começarmos a mexer com a textura. Vamos confirmar que o mod de textura está aparecendo no jogo. | + | Antes de começarmos a mexer com a textura, vamos confirmar que o mod de textura está aparecendo no jogo. |
{{:br:howto:outfitmod:om_pick_blouse.png|}} Vá até o editor de customização e abra o seletor de Blusa/Vestido/Casaco. | {{:br:howto:outfitmod:om_pick_blouse.png|}} Vá até o editor de customização e abra o seletor de Blusa/Vestido/Casaco. | ||
Line 41: | Line 41: | ||
<inline 600px left> | <inline 600px left> | ||
\\ \\ \\ \\ \\ | \\ \\ \\ \\ \\ | ||
- | A versão modificada da roupa terá o mesmo ícone da roupa padrão. Ela provavelmente estará em uma posição diferente baseando-se nos outros pacotes e outros mods que você tenha instalado. Procure pelo ícone {{:en:howto:outfitmod:om_blouse_icon.png|}}. Será um desses, se ele estiver funcionando corretamente. | + | A versão modificada da roupa terá o mesmo ícone da roupa padrão. Ela provavelmente estará em uma posição diferente, baseando-se nos outros pacotes e outros mods que você tenha instalado. Procure pelo ícone {{:en:howto:outfitmod:om_blouse_icon.png|}}. Será um desses, se ele estiver funcionando corretamente. |
</inline> | </inline> | ||
</wrap><WRAP clear></WRAP> | </wrap><WRAP clear></WRAP> | ||
Line 56: | Line 56: | ||
<inline 900px left> | <inline 900px left> | ||
Esta é a textura "plana" que é usada pelo jogo. As partes da blusa estão com cores diferentes para que possamos identificá-las facilmente. \\ \\ | Esta é a textura "plana" que é usada pelo jogo. As partes da blusa estão com cores diferentes para que possamos identificá-las facilmente. \\ \\ | ||
- | <wrap warning>IMPORTANTE:</wrap> As peças de roupas não podem ser movidas nesta imagem ou elas não aparecerão no lugar correto na modelo! | + | <wrap warning>IMPORTANTE:</wrap> As peças de roupas não podem ser movidas nesta imagem, senão elas não aparecerão no lugar correto na modelo! |
</inline> | </inline> | ||
</wrap><WRAP clear></WRAP> | </wrap><WRAP clear></WRAP> | ||
// // // // // // // // | // // // // // // // // | ||
- | {{:en:howto:outfitmod:om_startmodel.png|}}// // É assim que a textura deve ficar na modelo (frente e costas) \\ | + | {{:en:howto:outfitmod:om_startmodel.png|}}// // É assim que a textura deve ficar na modelo (frente e costas). \\ |
<wrap left 100%> | <wrap left 100%> | ||
Line 67: | Line 67: | ||
<inline 600px left> | <inline 600px left> | ||
\\ \\ | \\ \\ | ||
- | Este arquivo PSD foi dividido em camadas para que seja fácil modifica. Você pode abrir a janela de camadas no Photoshop em "Janela -> Camadas"\\ \\ | + | Este arquivo PSD foi dividido em camadas para que seja fácil modificá-lo. Você pode abrir a janela de camadas no Photoshop em "Janela -> Camadas"\\ \\ |
{{:wiki:bullet01.png?}} Colarinho, mangas, frente e costas são grupos de camadas que contém outras camadas. \\ | {{:wiki:bullet01.png?}} Colarinho, mangas, frente e costas são grupos de camadas que contém outras camadas. \\ | ||
{{:wiki:bullet01.png?}} Clique no ícone {{:en:howto:outfitmod:om_layer_vis.png|}} para mostrar e ocultar camadas. \\ \\ | {{:wiki:bullet01.png?}} Clique no ícone {{:en:howto:outfitmod:om_layer_vis.png|}} para mostrar e ocultar camadas. \\ \\ | ||
Line 87: | Line 87: | ||
==== Mude a Cor ==== | ==== Mude a Cor ==== | ||
- | OK, vamos tentar mudar a cor da camada na modelo. | + | Vamos tentar mudar a cor da camada na modelo: |
- | {{:en:howto:outfitmod:om_brush_tool.png|}} Escolha a ferramenta pincel. Ela deve estar na sua paleta de ferramentas (use //Janela -> Ferramentas// se você não ver a paleta de Ferramentas) \\ \\ | + | {{:en:howto:outfitmod:om_brush_tool.png|}} Escolha a ferramenta pincel. Ela deve estar na sua paleta de ferramentas (use //Janela -> Ferramentas// se você não ver a paleta de Ferramentas). \\ \\ |
- | {{:en:howto:outfitmod:om_brushbigger.png|}} Escolha um pincel maior ou diferente se você precisar \\ \\ | + | {{:en:howto:outfitmod:om_brushbigger.png|}} Escolha um pincel maior ou diferente, se você precisar. \\ \\ |
{{:en:howto:outfitmod:om_fg_color.png|}} Escolha uma cor \\ \\ | {{:en:howto:outfitmod:om_fg_color.png|}} Escolha uma cor \\ \\ | ||
- | {{:en:howto:outfitmod:om_select_color_layer.png|}} Selecione a camada de cor dentro do grupo "back". Quando você desenha com o pincel ele aparecerá na camada selecionada. \\ \\ | + | {{:en:howto:outfitmod:om_select_color_layer.png|}} Selecione a camada de cor dentro do grupo "back". Quando você desenha com o pincel, ele aparecerá na camada selecionada. \\ \\ |
- | {{:en:howto:outfitmod:om_texture_02.png|}} Desenhe algo \\ \\ | + | {{:en:howto:outfitmod:om_texture_02.png|}} Desenhe algo. \\ \\ |
Salve o arquivo. Selecione //Arquivo -> Salvar Como// no menu. Salve sobre o arquivo //F_Top001_White.png// na pasta Activemod/outfit_tutorial. | Salve o arquivo. Selecione //Arquivo -> Salvar Como// no menu. Salve sobre o arquivo //F_Top001_White.png// na pasta Activemod/outfit_tutorial. | ||
Line 103: | Line 103: | ||
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==== Adicione uma textura ==== | ==== Adicione uma textura ==== | ||
- | {{:en:howto:outfitmod:om_clothtexture.png|}} No arquivo tutorial tutorial_outfit.zip, você encontrará uma textura chamada "clothtexture.jpg". \\ Arraste-a para seu programa de edição de imagens. | + | {{:en:howto:outfitmod:om_clothtexture.png|}} No arquivo tutorial_outfit.zip, você encontrará uma textura chamada "clothtexture.jpg". \\ Arraste-a para seu programa de edição de imagens. |
<wrap tip> **DICA:** Para várias texturas de tecido grátis, visite [[http://cgtextures.com]]. </wrap> | <wrap tip> **DICA:** Para várias texturas de tecido grátis, visite [[http://cgtextures.com]]. </wrap> | ||
- | Digite CTRL+a para selecionar tudo ou no menu em //Selecionar -> Tudo// (se você estiver usando Photoshop). Isto selecionará tudo na imagem "clothtexture". \\ | + | Digite CTRL+A para selecionar tudo ou no menu em //Selecionar -> Tudo// (se você estiver usando Photoshop). Isto selecionará tudo na imagem "clothtexture". \\ |
- | Digite CTRL+c para copiar a seleção. \\ | + | Digite CTRL+C para copiar a seleção. \\ |
{{:en:howto:outfitmod:om_select_color_front.png|}} Mude para a textura de roupa. Abra o grupo "front" e selecione a camada "color". \\ | {{:en:howto:outfitmod:om_select_color_front.png|}} Mude para a textura de roupa. Abra o grupo "front" e selecione a camada "color". \\ | ||
Line 122: | Line 122: | ||
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==== Transformando uma Camada ==== | ==== Transformando uma Camada ==== | ||
- | Com a camada da textura de tecido selecionada, pressione {{:key_ctrl.png|}}+{{:key_t.png|}} ou selecione //Editar -> Transformação Livre//no menu (no Photoshop) \\ | + | Com a camada da textura de tecido selecionada, pressione {{:key_ctrl.png|}}+{{:key_t.png|}} ou selecione //Editar -> Transformação Livre //no menu (no Photoshop). \\ |
{{:en:howto:outfitmod:om_transform.png|}} Você deve ver o controle de Transformação Livre ao redor da imagem. \\ | {{:en:howto:outfitmod:om_transform.png|}} Você deve ver o controle de Transformação Livre ao redor da imagem. \\ | ||
Line 150: | Line 150: | ||
Nós conseguimos substituir a cor com uma textura de tecido, mas agora ela está uma pouco acinzentada. Nós vamos mudar o modo de mistura da camada da textura de tecido para que possa combinar melhor com a camada de cor abaixo dela. | Nós conseguimos substituir a cor com uma textura de tecido, mas agora ela está uma pouco acinzentada. Nós vamos mudar o modo de mistura da camada da textura de tecido para que possa combinar melhor com a camada de cor abaixo dela. | ||
- | {{:en:howto:outfitmod:om_blend_box.png|}} Selecione a camada da textura de tecido e clinque no modo de mistura no topo da paleta de camadas. \\ | + | {{:en:howto:outfitmod:om_blend_box.png|}} Selecione a camada da textura de tecido e clique no modo de mistura no topo da paleta de camadas. \\ |
{{:en:howto:outfitmod:om_multiply_mode.png|}} Selecione o modo //multiplicação// . \\ | {{:en:howto:outfitmod:om_multiply_mode.png|}} Selecione o modo //multiplicação// . \\ | ||
- | {{:en:howto:outfitmod:om_outfit_multiply.png|}} Voila! A textura de tecido agora está //multiplicando// com a cor abaixo dela. | + | {{:en:howto:outfitmod:om_outfit_multiply.png|}} Pronto! A textura de tecido agora está //multiplicando// com a cor abaixo dela. |
<WRAP center round info 60%> | <WRAP center round info 60%> | ||
Line 178: | Line 178: | ||
<wrap tip>DICA: Opacidade é o oposto de transparência. 0% de opacidade é o mesmo que 100% de transparência. </wrap> | <wrap tip>DICA: Opacidade é o oposto de transparência. 0% de opacidade é o mesmo que 100% de transparência. </wrap> | ||
- | Vamos começar mudando a opacidade da camada de //tecido//. | + | Vamos começar mudando a opacidade da camada do //tecido//. |
- | {{:en:howto:outfitmod:om_select_cloth.png|}} Selecione a camada de tecido (supondo que você a tenha nomeado assim) \\ \\ | + | {{:en:howto:outfitmod:om_select_cloth.png|}} Selecione a camada de tecido (supondo que você a tenha nomeado assim). \\ \\ |
- | {{:en:howto:outfitmod:om_opacity1.png|}} Clique no controle de //opacidade// no topo da paleta de //camadas// \\ \\ | + | {{:en:howto:outfitmod:om_opacity1.png|}} Clique no controle de //opacidade// no topo da paleta de //camadas.// \\ \\ |
{{:en:howto:outfitmod:om_opacity2.png|}} Deslize e observe como a textura de tecido está aparecendo e desaparecendo. \\ \\ | {{:en:howto:outfitmod:om_opacity2.png|}} Deslize e observe como a textura de tecido está aparecendo e desaparecendo. \\ \\ | ||
Line 188: | Line 188: | ||
Agora vamos mudar a opacidade do grupo todo para conseguir um visual bem transparente. | Agora vamos mudar a opacidade do grupo todo para conseguir um visual bem transparente. | ||
- | {{:en:howto:outfitmod:om_select_frontmask.png|}} Selecione o grupo “front” \\ \\ | + | {{:en:howto:outfitmod:om_select_frontmask.png|}} Selecione o grupo “front”. \\ \\ |
{{:en:howto:outfitmod:om_opacity1.png|}} Clique no controle //opacidade// no topo da paleta das //camadas//. \\ \\ | {{:en:howto:outfitmod:om_opacity1.png|}} Clique no controle //opacidade// no topo da paleta das //camadas//. \\ \\ | ||
- | {{:en:howto:outfitmod:om_opacity2.png|}} Deslize uns 50% \\ \\ | + | {{:en:howto:outfitmod:om_opacity2.png|}} Deslize uns 50%. \\ \\ |
Para ver a transparência na nossa modelo, precisaremos desativar a camada de cor de fundo. | Para ver a transparência na nossa modelo, precisaremos desativar a camada de cor de fundo. | ||
Line 201: | Line 201: | ||
<wrap tip 600px> | <wrap tip 600px> | ||
- | Nota Importante: Para ver as texturas transparentes o arquivo .txf que corresponde a textura deve estar definido como "RGBA_8888" "%%AlphaBlend%%". Veja [[:br:txf_files|arquivos TXF]] para mais informações. | + | Nota Importante: Para ver as texturas transparentes, o arquivo .txf que corresponde à textura deve estar definido como "RGBA_8888" "%%AlphaBlend%%". Veja [[:br:txf_files|arquivos TXF]] para mais informações. |
</wrap><wrap clear></wrap> | </wrap><wrap clear></wrap> | ||
Line 207: | Line 207: | ||
==== Cortando o Tecido ==== | ==== Cortando o Tecido ==== | ||
- | Agora, nós vamos tentar cortar o tecido para que fique um pouco menor. Transparência também pode ser usada para "cortar" partes do tecido para criar buracos ou um look completamente diferente. | + | Agora, nós vamos tentar cortar o tecido para que fique um pouco menor. A transparência também pode ser usada para "cortar" partes do tecido e criar buracos ou um look completamente diferente. |
- | Para conseguir isso, nós vamos editar a máscara diretamente. | + | Para conseguir isso, vamos editar a máscara diretamente. |
- | * Antes de começarmos, salve o arquivo PSD (//arquivo->salvar//) para que você possa restaurá-lo mais tarde se você quiser. | + | * Antes de começarmos, salve o arquivo PSD (//arquivo->salvar//) para que você possa restaurá-lo mais tarde, se você quiser. |
- | * {{:key_ctrl.png|}}+{{:mouse_left.png|}} na máscara para definir a seleção na área da máscara | + | * {{:key_ctrl.png|}}+{{:mouse_left.png|}} na máscara para definir a seleção na área da máscara. |
- | * opcional: salve a seleção (abra uma nova página para isso) | + | * opcional: salve a seleção (abra uma nova página para isso). |
- | {{:en:howto:outfitmod:om_opacity3.png|}} Eu vou mudar a opacidade do grupo "front" de volta para 100%. Você pode deixa-la parcialmente transparente se você preferir. | + | {{:en:howto:outfitmod:om_opacity3.png|}} Eu vou mudar a opacidade do grupo "front" de volta para 100%. Você pode deixá-la parcialmente transparente, se você preferir. |
{{:en:howto:outfitmod:om_select_frontmask.png|}} Selecione o grupo "front" e clique na máscara para que ela seja destacada com uma pequena caixa branca ao seu redor. Isso irá selecionar a parte da máscara da camada. | {{:en:howto:outfitmod:om_select_frontmask.png|}} Selecione o grupo "front" e clique na máscara para que ela seja destacada com uma pequena caixa branca ao seu redor. Isso irá selecionar a parte da máscara da camada. | ||
- | {{:en:howto:outfitmod:om_brush_tool.png|}} Escolha o pincel e mude o tamanho do pincel se você precisar. <wrap tip> **DICA:** Você pode mudar o tamanho do pincel usando {{:key_ctrl.png|}}+{{:mouse_right.png|}} e arrastando dentro da área da imagem </wrap> | + | {{:en:howto:outfitmod:om_brush_tool.png|}} Escolha o pincel e, se precisar, mude seu tamanho. <wrap tip> **DICA:** Você pode mudar o tamanho do pincel usando {{:key_ctrl.png|}}+{{:mouse_right.png|}} e arrastando dentro da área da imagem. </wrap> |
* Certifique-se de que a cor do seu primeiro plano é preta. | * Certifique-se de que a cor do seu primeiro plano é preta. | ||
Line 225: | Line 225: | ||
<wrap tip>**Dica:** clique em {{:en:howto:outfitmod:om_swapcolors.png|}} acima de {{:en:howto:outfitmod:om_fg_color.png|}} para trocar a cor do primeiro plano com o plano de fundo. Seu pincel sempre irá pintar com a cor do primeiro plano. </wrap> | <wrap tip>**Dica:** clique em {{:en:howto:outfitmod:om_swapcolors.png|}} acima de {{:en:howto:outfitmod:om_fg_color.png|}} para trocar a cor do primeiro plano com o plano de fundo. Seu pincel sempre irá pintar com a cor do primeiro plano. </wrap> | ||
- | {{:en:howto:outfitmod:om_cutaway.png|}} Pinte a máscara de preto onde você quiser cortar o tecido (atenção: você deve pintar na área da imagem. Não na paleta da camada!) \\ Você pode pintar de branco se você quiser colocar o tecido de volta. | + | {{:en:howto:outfitmod:om_cutaway.png|}} Pinte a máscara de preto onde você quiser cortar o tecido (atenção: você deve pintar na área da imagem e não na paleta da camada!). \\ Você pode pintar de branco, se você quiser colocar o tecido de volta. |
{{:en:howto:outfitmod:om_background_off.png|}} Desligue a camada do plano de fundo para que a transparência funcione. | {{:en:howto:outfitmod:om_background_off.png|}} Desligue a camada do plano de fundo para que a transparência funcione. | ||
Line 234: | Line 234: | ||
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===== Outras coisas que podem ser adicionadas ===== | ===== Outras coisas que podem ser adicionadas ===== | ||
- | === Faça a Parte de Trás Corresponder a da Frente (opcional) === | + | === Faça a Parte de Trás Corresponder à da Frente (opcional) === |
- | * copie a camada de textura de tecido do grupo de trás [ensinar: copiando camadas] | + | * copie a camada de textura de tecido do grupo de trás [ensinar: copiando camadas]. |
- | * crie uma nova camada acima da de cor [ensinar: criando camadas] | + | * crie uma nova camada acima da de cor [ensinar: criando camadas]. |
- | * copie a cor da camada da frente | + | * copie a cor da camada da frente. |
- | * desligue as camadas acima dela para ver a cor | + | * desligue as camadas acima dela para ver a cor. |
- | * use a ferramenta de conta-contas [ensinar: usando o conta-gotas] | + | * use a ferramenta de conta-contas [ensinar: usando o conta-gotas]. |
- | * pinte em uma nova camada | + | * pinte em uma nova camada. |
- | * selecione a ferramenta do pincel | + | * selecione a ferramenta do pincel. |
* ATENÇÃO: elas não irão corresponder perfeitamente porque os detalhes das camadas não correspondem entre si. | * ATENÇÃO: elas não irão corresponder perfeitamente porque os detalhes das camadas não correspondem entre si. | ||
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=== Adicionando Detalhes (uma camada de lantejoulas) === | === Adicionando Detalhes (uma camada de lantejoulas) === | ||
- | * carregue a imagem das lantejoulas | + | * carregue a imagem das lantejoulas. |
- | * copie e cole sobre a camada de cor na frente | + | * copie e cole sobre a camada de cor na frente. |
- | * mude o modo de mistura para luz direta [ensinar: diferentes modos de mistura] | + | * mude o modo de mistura para luz direta [ensinar: diferentes modos de mistura]. |
- | * adicione uma máscara de camada [ensinar: criando uma máscara de camada] | + | * adicione uma máscara de camada [ensinar: criando uma máscara de camada]. |
- | * Pinte tudo de branco | + | * Pinte tudo de branco. |
- | * escolha um pincel macio de tamanho 45 [ensinar: trabalhando mais com pincéis] | + | * escolha um pincel macio de tamanho 45 [ensinar: trabalhando mais com pincéis]. |
- | * defina a opacidade do pincel em 22% [ensinar: definindo a opacidade do pincel] | + | * defina a opacidade do pincel em 22% [ensinar: definindo a opacidade do pincel]. |
- | * selecione branco e pinte alguns destaques | + | * selecione branco e pinte alguns destaques. |
=== Algumas outras coisas que poderiam ser adicionadas === | === Algumas outras coisas que poderiam ser adicionadas === | ||
- | * Trabalhando com conjuntos de textura que não estão definidos como este | + | * Trabalhando com conjuntos de textura que não estão definidos como este. |
- | * Explicação de imagem UV (não existe uma para esta roupa ainda. Seria nos PSDs para básico 5) | + | * Explicação de imagem UV (não existe uma para esta roupa ainda. Seria nos PSDs para básico 5). |
- | * uma ilustração de como multiplicar modos de trabalho | + | * Uma ilustração de como multiplicar modos de trabalho. |
- | * uma página de dicas de Photoshop | + | * Uma página de dicas de Photoshop. |