====== A Sala Sequenciadora ======
A 'Sala Sequenciadora' é um recurso especial que permite a vinculação de salas e sequências múltiplas em uma sequência, proporcionando a criação de histórias mais complexas.
Por exemplo, uma sequência pode acontecer em mais de um lugar, excluindo a necessidade de conteúdos salvos em várias partes, tipicamente postadas como Parte 1, Parte 2, Parte 3 etc.
Vincular duas salas juntas como descrito e ilustrado conceitualmente abaixo, deve permitir o carregamento de mais texturas e geometria quando colocadas na linha do tempo. Este requisito é descrito mais detalhadamente mais abaixo, nesta página.
Sequências com várias salas permitirão a criação de histórias, como no exemplo abaixo:
{{:en:editors:seqroom:seqroom_rooms01.png?|}}
- Depois de um dia difícil no trabalho, tendo rejeitadas todas as suas investidas nas secretárias gostosas, você volta frustrado para seu apartamento perto do parque da cidade. Você decide sair para uma caminhada e, por acaso, encontra uma garota compreensível, terminam fazendo um sexo gostoso debaixo de uma árvore e tem um final perfeito depois de um dia frustrante no Escritório.
- Você é um médico e, depois de um longo dia fazendo exames ginecológicos na clínica, está todo excitado. Você vai ao vestiário se arrumar para sair e curtir com um colega, decidem ir a um clube de strip e acaba transando com uma das stripers no banheiro.
- Você pega seu jato para ir à sua ilha particular e termina em seu condomínio com uma acompanhante fazendo sexo no banheiro e no quarto.
Como você pode ver, utilizar uma variedade de locais permite uma fantasia mais excitante! Entretanto, esse é um recurso mais complexo e há algumas limitações técnicas as quais são descritas abaixo.
==== Como Usar ====
ATENÇÃO: Você deve ter a opção do sequenciador instalada para acessar os menus ilustrados abaixo.
Para usar essa habilidade você deve acessar essa área através do botão 'Nova Cena'.
Depois vá para -> 'Sequenciador',
Então selecione a -> Sala Sequenciadora, na área de seleções para Mudar Locação.
{{:en:editors:seqroom:seqroom_menu.png?|}}
Use as flechas esquerda e direita para selecionar a locação.
Selecione o ícone alaranjado com a câmera de vídeo e claquete de diretor, o que indica que o ‘Sequenciador de Sala’ está selecionado e pronto para abrir.
Clique em {{:en:editors:seqroom:seqroom_startbutton.png?|}} para ativar a opção da Sala Sequenciadora.
Uma vez que você tenha entrado na Sala Sequenciadora você pode criar uma nova sequência e/ou vincular uma sequência sua existente ou alguma compartilhada com a comunidade do Gamerótica.
**ATENÇÃO: Você não pode acessar essa opção dentro de outras salas ou cenários, a funcionalidade só está disponível enquanto a 'Sala Sequenciadora' estiver ativa.**
==== A Linha do Tempo ====
Quando você entrar na Sala Sequenciadora você será apresentado a uma linha do tempo em branco.
{{:en:editors:seqroom:seqroom_blank.png?|}}
Para criar do zero uma linha do tempo com várias salas, clique no globo azul no 'Sex Browser'.
{{:en:editors:seqroom:seqroom_globe.png?|}}
Uma caixa de diálogo irá aparecer com a opção 'SALAS' listada no canto esquerdo superior.
Por favor, note que o botão 'SALAS' só estará disponível nesta caixa de diálogo quando a 'SALA SEQUENCIADORA' estiver ativa, e não aparecerá no SexBrowser como opção em nenhuma outra sala.
{{:en:editors:seqroom:seqroom_files.png?|}}
Uma vez que o botão da Sala é selecionado, uma lista de salas disponíveis é apresentada.
ATENÇÃO: Isso mostrará apenas salas que você tenha instaladas atualmente.
{{:en:editors:seqroom:seqroom_rooms02.png?|}}
//Se TODAS as atualizações de Sex Pack não forem instaladas, todas as salas mostradas nesse screenshot podem não estar presentes. //
A partir das seleções disponíveis, arraste a primeira sala que você quer que apareça na primeira coluna em 00:00, no começo da faixa de AÇÕES. Para adicionar outra sala arraste e solte-a mais à frente na linha do tempo como ilustrado abaixo.
{{:en:editors:seqroom:seqroom_timeline01.png?|}}
==== Considerações Especiais ====
IMPORTANTE: Leva alguns segundos para que a geometria e as texturas da sala carreguem quando você está reproduzindo uma sequência de várias salas e uma mudança de sala está para ocorrer.
Salas diferentes também têm tempos diferente para carregar baseando-se na complexidade da geometria e o número de texturas.
Salas como o quarto e sala de estar, as quais são formas simples e possuem um número limitado de texturas, podem carregar em 3-5 segundos, enquanto salas como a livraria e o clube de strip, as quais possuem muito mais detalhes e texturas, pode demorar 7 segundos ou mais para carregar.
DICA: Tente antecipar os momentos de carregamento em sua sequência e deixe espaço suficiente entre AÇÕES para permitir que o processo de carregamento seja concluído antes de seguir em frente na linha do tempo.
{{:en:editors:seqroom:seqroom_actions.png?|}}
//Se mudanças em cena são colocadas muito próximas uma da outra na faixa de AÇÕES da linha do tempo (como a cada 2 segundos, neste exemplo) elas podem não ter tempo suficiente de carregar antecipadamente.
Por exemplo, se a primeira sala demora 4 segundos para carregar e a segunda instância de uma sala é colocada para carregar 2 segundos depois, ela será pulada e a próxima sala na marca de 4 segundos será carregada logo após o tempo que levou para carregar a primeira sala. A segunda sala que deveria ter sido carregada aos 2 segundos nunca terá uma chance devido ao fato de o primeiro item ainda estar sendo carregado e usando recursos do sistema para completar a tarefa. Ajuste seu tempo entre mudanças de sala e sequências levando isso em conta.//
DICA: Uma boa maneira de calibrar o espaço 'mínimo' para carregar é contar os segundos que levam para carregar a sala inicialmente quando ela é colocada pela primeira vez na linha do tempo até concluir a exibição na tela. Se a sala demora 6 segundos deixe 7-8 segundos para a próxima sala para permitir o processamento de toda a geometria, textura e outras tarefas intensas para a memória.
A geometria do cenário e as texturas relacionadas podem usar muita memória quando reproduzidas. O número de salas em uma sequência também será impactado pelo que está acontecendo na cena em relação ao número de EXTRAS. Se houverem muitas posições, roupas, etc. incluídas em uma cena, elas também somam e contribuem para o tempo de carregamento e a carga de uma cena pesada a ser processada.
**Cenas muito complexas serão limitadas na reprodução de acordo com a performance do computador, em relação às capacidades do sistema RAM e GPU. Desse modo não é prático criar um filme de longa metragem com várias salas com todo o script incluso.
ATENÇÃO: Se as cenas se tornarem demasiadamente complexas, o sistema pode ficar lento e isso pode ter impacto sobre outros programas, e talvez até cause erros por falta de memória.**
Assim que você tiver as salas que você quer usar em uma sequência, elas podem ser salvas como sequências normais. Para editar as ações em uma sequência, siga o mesmo processo e técnicas aplicadas para a criação de sequências de apenas uma sala.
==== Inserindo Sequências Existentes ====
Outra técnica para a construção de linhas do tempo com várias salas é usar sequências existentes e/ou compartilhadas na comunidade.
Para inserir sequências existentes é usado quase o mesmo processo para se criar do zero e também é usada a faixa de AÇÕES na linha do tempo.
Clique na linha do tempo AÇÕES no local desejado para inserir uma sequência existente. Um menu irá aparecer -> Selecione 'Inserir sequência'.
{{:en:editors:seqroom:seqroom_insert01.png?|}}
Este comando abrirá uma caixa de diálogo com sequências Locais e da Comunidade que foram salvas, e buscará em seu disco rígido versões anteriores salvas e instaladas, mostrando-as em uma lista para serem escolhidas. Clique duas vezes na sequência desejada para carregá-la na linha do tempo.
{{:en:editors:seqroom:seqroom_insert02.png?|}}
A sequência será carregada e se parecerá com o seguinte:
{{:en:editors:seqroom:seqroom_timeline02.png?|}}
{{:en:editors:seqroom:seqroom_timeline03.png?|}}
CUIDADO: Se sequências forem inseridas e carregadas em outro lugar além da linha do tempo da Sala Sequenciadora o carregamento de uma sequência pode sobrescrever a sequência atual.
Por exemplo, ir até a caixa de diálogo de carregamento através do método da pasta no canto superior direito dos menus pode sobrescrever trabalho atual e não acrescentar o script corretamente.
{{:en:editors:seqroom:seqroom_icons.png?|}}
Como sempre, é aconselhável salvar frequentemente enquanto estiver criando sequências complexas.
E também salvar versões com nomes diferentes enquanto desenvolve sua sequência é uma boa prática. (Ex: escritório_01, escritório_02, etc). No caso de um arquivo se corromper, você pode voltar a uma versão anterior e não perder todo seu trabalho, ou pelo menos ter uma posição de recuperação caso ocorra algum erro catastrófico.
==== Usando Texto Durante o Tempo de Carregamento ====
DICA: Enquanto as salas estão carregando você pode usar o texto e créditos EXTRAS para fornecer informações na tela, narrações adicionais da cena e argumentar sua história.
Esta técnica é geralmente melhor do que apenas deixar o espectador esperar a próxima cena carregar.
Coloque um texto extra na frente do ícone da sala na faixa de AÇÕES antes da mudança.
{{:en:editors:use_titles_and_credits_while_rooms_load.jpg?|}}
Adicionar narração, comentários ou qualquer outro texto na história para entreter os espectadores enquanto as mudanças são carregadas é uma boa maneira de manter o espectador entretido.
A funcionalidade de várias salas para contar histórias abre muitas novas opções APROVEITE!