===== Criando Texturas para Cenários ====== Criar texturas de cenas é um processo similar a criar texturas de modelos. ==== Primeiro Passo: Baixe o conjunto de texturas base ==== O conjunto de texturas base contém os arquivos de textura usado na cena. Baixe o conjunto de textura para o [[http://www.gamerotica.com/share/view/texture/207234-thrixxx_texturepack_yacht|Iate]]. ==== Segundo Passo: Instale o conjunto de texturas ==== Clique duas vezes no arquivo .exe baixado no Primeiro Passo. Isso irá instalar um arquivo zip na sua pasta "mod".\\ ==== Terceiro Passo: Ative o conjunto de texturas ==== - Inicie o jogo - Vá para a aba Ferramentas - Ative o conjunto de texturas (atenção: você talvez não possa ver o nome complete do arquivo zip. Você pode renomear o arquivo zip na pasta "mod" se isso for tornar mais fácil. Ou então, dê seu melhor palpite. - Isso irá descompactar as texturas dentro de uma pasta sob a pasta "%%ActiveMod%%" - Ex: "%%ActiveMod%%\thriXXX_TexturePack_Yacht.zip" ==== Quarto Passo: Modificar uma Textura ==== - Olhe as texturas que foram descompactadas no passo anterior e escolha uma para modificar - Inicie seu editor de imagem (Ex: Photoshop, Gimp, etc) - Carregue a imagem e faça algumas mudanças - Salve sobre a imagem original Dica: Você sempre pode tirar as imagens padrão do arquivo zip na pasta "mod" se você precisar delas A localização depende do seu diretório de instalação (Windows XP) ou do seu diretório de usuário do Windows (Windows Vista). A maneira mais fácil de encontrá-la, é checando o menu iniciar para o atalho para "Abrir a pasta mod". ==== Quinto Passo: Veja sua nova textura no jogo ==== - Carregue a cena. Ela aparecerá como um clone do conjunto original com o nome do mod da textura - Localize o objeto com sua textura modificada ==== Sexto Passo: Repita ==== Você pode usar ALT+R para recarregar as texturas na cena para que você não precise sair e reiniciar. Isso torna muito prático tentar coisas diferentes e ver os resultados. ===== Dicas e Truques ===== ==== Para que servem os arquivos TXF? ==== Veja [[:br:txf_files|txf files]] para mais informações. ==== Coisas para se prestar atenção ==== * **Não** mude o nome base de nenhum arquivo (ex: o nome do arquivo sem extensão). Esses nomes são importantes para que o jogo encontre as imagens que você quer substituir. * Você pode mudar o tamanho das imagens para aumentar os detalhes, mas o **aspecto** da imagem deve permanecer o **mesmo**. Além disso, todas as imagens precisam ter largura e altura na **potência de 2** (ex. 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, 2048, ...) O tamanho máximo é limitado pela placa gráfica (e a memória da placa gráfica)e __não deve exceder 2048__. Nós recomendamos deixar o tamanho da imagem com como ela é (ou no máximo dobrar largura e altura). * Formatos de arquivos suportados são:**JP2** e **PNG**. Você pode mudar o formato do arquivo de jp2 para png e vice-versa. É só uma questão de compressão e tamanho do arquivo (os quais devem ser mantidos pequenos). Então se você é bom, tente usar ambos os formatos e use o arquivo com menor tamanho. ===== Compartilhando seu novo conjunto de texturas ===== Quando você estiver pronto para compartilhar seu conjunto de texturas com a comunidade visite [[:en:sharing_your_texture_set|Compartilhando seu conjunto de texturas]] === Avisos Importantes === * O arquivo zip enviado terá seu conteúdo checado. Não inclua nenhum arquivo e/ou pasta adicional exceto imagens modificadas e .txf para evitar que seu upload seja rejeitado. * Seu mod será checado pela equipe do Gamérica. Desde que não exista nada ofensivo ou ilegal, o mod deve obter aprovação para compartilhamento com a comunidade. * **Não use material protegido por direitos autorais** para prevenir problemas legais para você e/ou Gamerótica.