====== Dicas e Truques na Edição de Posições ====== Esta página pretende ser uma coleção de dicas úteis sobre como trabalhar com o Editor de Pose. ===== Como rotacionar uma pessoa inteira ===== Defina o __Manipulador__ para os __quadris__ da pessoa e mova/rotacione enquanto segura a botão {{:key_shift.png|}}.\\ Se **todas** as pessoas precisam ser movidas ao mesmo tempo, ative o modo **Manipulando todas as pessoas** apertando o botão {{:pedit_moveall01_1.png?32x32|}} ou usando o atalho {{:key_shift.png|}}+{{:key_a.png|}}. Se as pessoas já são __animadas__ outra opção manipulação ajuda aqui, não é necessário mudar todas as chaves manualmente. \\ Ative a opção **Editor Chave** pressionando o botão {{:pedit_rkeys01_1.png?32x32|}} ou usando o atalho {{:key_shift.png|}}+{{:key_k.png|}}. \\ Com esse modo ativo, todas as chaves podem ser modificadas ao mesmo tempo. //Isso funciona muito bem para manipulação de translação, mas não sempre para as peças de rotação!// \\ {{:en:editors:poseeditor:pe_tips_01.png|}} \\ \\ ===== Como modificar vários objetos ===== Um simples objeto pode ser selecionado pelo clique do Botão Esquerdo do mouse {{:mouse_left.png|}} enquanto segura o botão {{:key_alt.png|}}\\ Se o {{:key_shift.png|}} é juntamente apertado, o objeto escolhido será adicionada à lista que será manipulado pelo manipulador 3D.\\ Alternando entre translação ({{:key_w.png|}}) e rotação ({{:key_e.png|}}) o manipulação irá manter a multiseleção.\\ Se um objeto não pode ser “pego” na visualização em 3D, o painel de Pose se torna muito útil para selecionar objetos! Também aqui, o botão {{:key_shift.png}} funciona para multiseleção. {{:en:editors:poseeditor:pe_multiselect.png|}} Cada objeto selecionado fica destacado no painel de Pose, mostrando-lhe os objetos que serão manipulados ao mesmo tempo. O manipulador em si é visível no último objeto selecionado apenas. \\ // Por favor, note que a manipulação funciona em cada espaço de objetos local só!//