====== Modificando Texturas de Cena ====== ===== Visão Geral ===== Criar texturas de cenas é um processo similar a criar modelos de texturas. Texturas são arquivos de imagens que são usados para "cobrir" os modelos 3D nas cenas. Cada objeto na cena possui uma textura associada a ele. Algumas texturas são reutilizadas em lugares diferentes (Ex: convés de madeira) então, mudar uma textura pode afetar vários objetos. E também, algumas imagens contém texturas de objetos de várias cenas. {{:en:scenemod:yachtmods2.jpg|}}\\ Vulcano e German I por [[http://www.gamerotica.com/profile/Condoria/shares|Condoria]], Donnagrey por [[http://www.gamerotica.com/profile/celebwrecker/shares|Celebwrecker]], MV Luisa por [[http://www.gamerotica.com/profile/MaXsiM/shares|MaXsiM]], %%ElizabethNight%% por [[http://www.gamerotica.com/profile/Lotter/shares|Lotter]] ==== Texturas Regulares ==== Na maior parte as texturas são imagens básicas coloridas que são envolvidas ao redor da geometria 3D na cena. Abaixo alguns exemplos típicos. |{{:en:scenemod:texture_objects_01.png|}}| Textura para cama de ar | |{{:en:scenemod:texture_objects_02.png|}}| Textura da Ilha | |{{:en:scenemod:texture_objects_03.png|}}| A textura do sofá tem as marcas de sombra das almofadas "marcadas". A sombra moldada\\ é adicionada pela imagem lightmap (veja abaixo) | ==== Texturas Especiais ==== Também existem algumas texturas "especiais" que não se encaixam na categoria básica. |{{:en:scenemod:room_yacht01_poolwater02.png|}}| As texturas de **água** são texturas "repetíveis". Isso quer dizer que se você coloca-las perto\\uma da outra de qualquer lado e de qualquer maneira elas formarão um padrão contínuo.\\A textura de água também faz uso de um [[#What_are_those_.txf_files_for?|modo de mistura transparente]] | |{{:en:scenemod:room_yacht01_lightmap01.png|}}| As texturas **lightmap** são multiplicadas com objetos na cena para criar sombras moldadas.\\ Essas são imagens pré-computadas as quais você provavelmente deve evitar editar. | |{{:en:scenemod:room_yacht01_locator01_uv.png|}}| Nos arquivos PSD você encontrará uma camada **UV layer**.\\ Ela sobrepõe uma imagem dos polígonos nos quais a textura vai ser mapeada.\\ \\ A imagem UV pode ser particularmente útil como um guia quando as cores na imagem\\ não oferecem um referência clara o suficiente.\\ \\ Certifique-se de desativar essa camada quando você salvar a imagem ou seus objetos\\ irão ter linhas neles! \\ \\ **Atenção:** Os arquivos PSD estão no arquivo zip que é instalado na sua pasta "Mod".| \\ \\ \\ \\ ===== Criando texturas para cenas ====== ==== Primeiro Passo: Baixe o conjunto de texturas base ==== O conjunto de texturas base contém os arquivos de textura usado na cena. Baixe o conjunto de textura para o [[http://www.gamerotica.com/share/view/texture/207234-thrixxx_texturepack_yacht|Iate]]. Certifique-se de baixar aquela que condiz com sua [[br:versions|versão]]. Esses são os arquivos de textura que você precisa para customizar a cena. {{:en:scenemod:scmod_download_texture_set.png|}} Você também pode escolher texturas individuais se você não quer o conjunto completo (O exemplo abaixo é o mod Vulcano por [[http://www.gamerotica.com/profile/Condoria/shares|Condoria]])\\ {{:en:scenemod:texture_cart.jpg|}}\\ Se você baixar a [[br:versions|versão]] errada do jogo, as texturas podem até funcionar mas é melhor você baixar o conjunto que combina com sua versão.\\ {{:en:scenemod:wrong_version.jpg|}} ==== Segundo Passo: Instale o conjunto de texturas ==== Localize o arquivo baixado. Se você estiver usando Firefox ele aparecerá em Ferramentas -> Downloads (será um pouco diferente para navegadores diferentes)\\ {{:en:scenemod:download_bar.jpg|}} Clique duas vezes no arquivo .exe para abri-lo. Isso irá instalar um arquivo zip na sua pasta "mod".\\ {{:en:scenemod:install_texture_set.jpg|}} ==== Terceiro Passo: Ative o conjunto de texturas ==== {{:en:scenemod:activate_mod.jpg|}} - Inicie o jogo - Vá para a aba Ferramentas - Ative o conjunto de texturas (atenção: você talvez não possa ver o nome complete do arquivo zip. Você pode renomear o arquivo zip na pasta "mod" se isso for tornar mais fácil. Ou então, dê seu melhor palpite. - Isso irá descompactar as texturas dentro de uma pasta sob a pasta "%%ActiveMod%%" - Ex: "%%ActiveMod%%\thriXXX_TexturePack_Yacht.zip" Atenção: A localização da pasta "%%ActiveMod%%" depende do seu diretório de instalação (Windows XP) ou do seu diretório de usuário do Windows (Windows Vista). A maneira mais fácil de encontrá-la, é checando o menu iniciar para o atalho para "Abrir a pasta mod". ==== Quarto Passo: Modificar uma Textura ==== {{:en:scenemod:change_color1.jpg|}} - Olhe as texturas que foram descompactadas no passo anterior e escolha uma para modificar - Inicie seu editor de imagem (Ex: Photoshop, Gimp, etc) - Carregue a imagem e faça algumas mudanças - Salve sobre a imagem original Dica: Você sempre pode tirar as imagens padrão do arquivo zip na pasta "mod" se você precisar delas Dica: O arquivo zip contém os arquivos fonte .PSD (Photoshop) para as texturas. Eles não serão descompactados ao instalar o mod. Usuários avançados podem querer bagunça-los ==== Quinto Passo: Veja sua próxima textura no jogo ==== {{:en:scenemod:change_color2.jpg|}} - Carregue a cena. Ela aparecerá como um clone do conjunto original com o nome do mod da textura - Localize o objeto com sua textura modificada Dica: Pressione ALT+R para recarregar a textura depois que você fizer mudanças adicionais. Isso permite que você faça ajustes sem reiniciar o jogo. ==== Sexto Passo: Repita ==== Agora que você dominou o fluxo de trabalho você pode continuar editando quantas texturas você quiser. Você pode usar ALT+R para recarregar as texturas na cena para que você não precise sair e reiniciar. Isso torna muito prático tentar coisas diferentes e ver os resultados. ===== Dicas e Truques ===== ==== Para que servem os arquivos .txf? ==== ==== Para que servem os arquivos TXF? ==== Veja [[:br:txf_files|txf files]] para mais informações. ==== Criando imagens contínuas no Photoshop ==== Algumas texturas como a de água precisam se encaixar continuamente em abas as direções. Há um tutorial sobre como fazer texturas contínuas [[http://www.instructables.com/id/Make-a-Tiling-Image-in-Photoshop/|aqui]]. ==== Criando imagens parcialmente transparentes no Photoshop ==== Aqui estão duas técnicas rápidas e simples para criar imagens parcialmente transparentes no Photoshop: - Use a ferramenta da Borracha e defina a opacidade em uns 10%. Então pinte sua imagem. - Mude a Opacidade de toda a camada no painel de Camadas. Assegure-se de que Imagem->modo está ajustada para cores RGB e salve sua imagem como um arquivo .png. Isso deve preservar a informação da transparência. Você também precisará mudar o arquivo .txt para "RGBA_8888" "%%AlphaBlend%%" se ele ainda não for. ==== Coisas para se prestar atenção ==== * **Não** mude o nome base de nenhum arquivo (ex: o nome do arquivo sem extensão). Esses nomes são importantes para que o jogo encontre as imagens que você quer substituir. * Você pode mudar o tamanho das imagens para aumentar os detalhes, mas o **aspecto** da imagem deve permanecer o **mesmo**. Além disso, todas as imagens precisam ter largura e altura na **potência de 2** (ex. 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, 2048, ...) O tamanho máximo é limitado pela placa gráfica (e a memória da placa gráfica)e __não deve exceder 2048__. Nós recomendamos deixar o tamanho da imagem com como ela é (ou no máximo dobrar largura e altura). * Formatos de arquivos suportados são:**JP2** e **PNG**. Você pode mudar o formato do arquivo de jp2 para png e vice-versa. É só uma questão de compressão e tamanho do arquivo (os quais devem ser mantidos pequenos). Então se você é bom, tente usar ambos os formatos e use o arquivo com menor tamanho. ===== Compartilhando seu novo conjunto de texturas ===== Quando você estiver pronto para compartilhar seu conjunto de texturas com a comunidade visite [[:br:sharing_your_texture_set|Compartilhando seu conjunto de texturas]] === Avisos Importantes === * O arquivo zip enviado terá seu conteúdo checado. Não inclua nenhum arquivo e/ou pasta adicional exceto imagens modificadas e .txf para evitar que seu upload seja rejeitado. * Seu mod será checado pela equipe do Gamérica. Desde que não exista nada ofensivo ou ilegal, o mod deve obter aprovação para compartilhamento com a comunidade. * **Não use material protegido por direitos autorais** para prevenir problemas legais para você e/ou Gamerótica.