Quando configuramos quadros no Editor de Posição ou no Sequenciador, estamos criando posições em pontos específicos do tempo. Pode ser a rotação de um ombro, a posição de um quadril, a quantidade de sarcasmo ou posição da câmera, etc. Em todos esses casos também podemos especificar o que acontece entre os quadros. Isso é conhecido como interpolação de quadro.
Vamos começar com um exemplo simples.
Digamos que você mova a mão da modelo para cima e para baixo algumas vezes, configurando quadros na linha do tempo enquanto faz isso.
Como padrão, veremos interpolação suave entre os quadros, ou seja, o desenho de uma curva suave conforme ilustrada abaixo. Os pontos roxos são os quadros e as linhas curtas são as tangentes que indicam a direção da curva em cada quadro. A animação da mão mostra como aparecerá em sua modelo.
Dica útil: Onde a curva está quase na horizontal, o objeto está se movendo devagar. Quando a curva está íngreme, há muito movimento e velocidade. Se você vê uma linha reta, não há movimento.
Sem exceções, realmente parece muito bom. Os últimos dois quadros são iguais, então você espera que a mão fique no mesmo lugar entre um quadro e outro. Porque a curva vem sendo suavizada, está apresentando um movimento indesejado entre o terceiro e o quarto quadro. Isso não parece muito ruim aqui, mas pode ser bem irritante e acontece MUITO. Imagine se a mão estivesse apoiada em uma mesa? Você a veria mergulhando dentro da mesa no final da animação.
Vamos checar a interpolação linear por um momento. Interpolação linear é apenas um linha reta entre os quadros e a mão vai diretamente entre as quatro posições, em uma velocidade constante.
Ao clicar o pequeno botão “tangente” ao lado da mão no painel de animação, você altera para linear o tipo da tangente. Para esse exemplo, fiz isso em todos os quadros.
Qual a desvantagem disso? O movimento parecerá muito robótico e pesado e não é assim que as pessoas se movem. Além disso, a mão ficará em cima da mesa!
Nós temos controle total sob as tangentes em quadros individuais, e por isso podemos consertá-los facilmente. Se nós formos aos dois primeiros quadros e mudarmos o tipo da tangente pra “suave”, nós teremos o melhor dos dois mundos. Quando você muda a tangente em um quadro específico, isso afeta a curva entre esse quadro e o próximo.
O último tipo de interpolção é chamada “plana”. Com esse tipo, a tangente sempre será plana e horizontal. O resultado é que o objeto irá lentamente quando ele está perto de um quadro e rapidamente quando ele estiver entre quadros. Uma vantagem da interpolação plana é que quando dois quadros têm o mesmo valor (por exemplo, tecla três e quatro), eles ficarão parados entre um e outro.
Aqui está como a curva e a mão ficam na interpolação.
Agora vá em frente e divirta-se!