Criar texturas de cenas é um processo similar a criar modelos de texturas. Texturas são arquivos de imagens que são usados para “cobrir” os modelos 3D nas cenas. Cada objeto na cena possui uma textura associada a ele. Algumas texturas são reutilizadas em lugares diferentes (Ex: convés de madeira) então, mudar uma textura pode afetar vários objetos. E também, algumas imagens contém texturas de objetos de várias cenas.
Vulcano e German I por Condoria, Donnagrey por Celebwrecker, MV Luisa por MaXsiM, ElizabethNight por Lotter
Na maior parte as texturas são imagens básicas coloridas que são envolvidas ao redor da geometria 3D na cena. Abaixo alguns exemplos típicos.
Também existem algumas texturas “especiais” que não se encaixam na categoria básica.
As texturas de água são texturas “repetíveis”. Isso quer dizer que se você coloca-las perto\\uma da outra de qualquer lado e de qualquer maneira elas formarão um padrão contínuo.\\A textura de água também faz uso de um modo de mistura transparente | |
As texturas lightmap são multiplicadas com objetos na cena para criar sombras moldadas. Essas são imagens pré-computadas as quais você provavelmente deve evitar editar. |
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Nos arquivos PSD você encontrará uma camada UV layer. Ela sobrepõe uma imagem dos polígonos nos quais a textura vai ser mapeada. A imagem UV pode ser particularmente útil como um guia quando as cores na imagem não oferecem um referência clara o suficiente. Certifique-se de desativar essa camada quando você salvar a imagem ou seus objetos irão ter linhas neles! Atenção: Os arquivos PSD estão no arquivo zip que é instalado na sua pasta “Mod”. |
O conjunto de texturas base contém os arquivos de textura usado na cena. Baixe o conjunto de textura para o Iate. Certifique-se de baixar aquela que condiz com sua versão. Esses são os arquivos de textura que você precisa para customizar a cena.
Você também pode escolher texturas individuais se você não quer o conjunto completo (O exemplo abaixo é o mod Vulcano por Condoria)
Se você baixar a versão errada do jogo, as texturas podem até funcionar mas é melhor você baixar o conjunto que combina com sua versão.
Localize o arquivo baixado. Se você estiver usando Firefox ele aparecerá em Ferramentas → Downloads (será um pouco diferente para navegadores diferentes)
Clique duas vezes no arquivo .exe para abri-lo. Isso irá instalar um arquivo zip na sua pasta “mod”.
Atenção: A localização da pasta ”ActiveMod” depende do seu diretório de instalação (Windows XP) ou do seu diretório de usuário do Windows (Windows Vista). A maneira mais fácil de encontrá-la, é checando o menu iniciar para o atalho para “Abrir a pasta mod”.
Dica: Você sempre pode tirar as imagens padrão do arquivo zip na pasta “mod” se você precisar delas Dica: O arquivo zip contém os arquivos fonte .PSD (Photoshop) para as texturas. Eles não serão descompactados ao instalar o mod. Usuários avançados podem querer bagunça-los
Dica: Pressione ALT+R para recarregar a textura depois que você fizer mudanças adicionais. Isso permite que você faça ajustes sem reiniciar o jogo.
Agora que você dominou o fluxo de trabalho você pode continuar editando quantas texturas você quiser. Você pode usar ALT+R para recarregar as texturas na cena para que você não precise sair e reiniciar. Isso torna muito prático tentar coisas diferentes e ver os resultados.
Veja txf files para mais informações.
Algumas texturas como a de água precisam se encaixar continuamente em abas as direções. Há um tutorial sobre como fazer texturas contínuas aqui.
Aqui estão duas técnicas rápidas e simples para criar imagens parcialmente transparentes no Photoshop:
Assegure-se de que Imagem→modo está ajustada para cores RGB e salve sua imagem como um arquivo .png. Isso deve preservar a informação da transparência.
Você também precisará mudar o arquivo .txt para “RGBA_8888” ”AlphaBlend” se ele ainda não for.
Quando você estiver pronto para compartilhar seu conjunto de texturas com a comunidade visite Compartilhando seu conjunto de texturas