Criando Texturas para Cenários

Criar texturas de cenas é um processo similar a criar texturas de modelos.

Primeiro Passo: Baixe o conjunto de texturas base

O conjunto de texturas base contém os arquivos de textura usado na cena. Baixe o conjunto de textura para o Iate.

Segundo Passo: Instale o conjunto de texturas

Clique duas vezes no arquivo .exe baixado no Primeiro Passo. Isso irá instalar um arquivo zip na sua pasta “mod”.

Terceiro Passo: Ative o conjunto de texturas

  1. Inicie o jogo
  2. Vá para a aba Ferramentas
  3. Ative o conjunto de texturas (atenção: você talvez não possa ver o nome complete do arquivo zip. Você pode renomear o arquivo zip na pasta “mod” se isso for tornar mais fácil. Ou então, dê seu melhor palpite.
  4. Isso irá descompactar as texturas dentro de uma pasta sob a pasta ”ActiveMod”
  5. Ex: ”ActiveMod\thriXXX_TexturePack_Yacht.zip”

Quarto Passo: Modificar uma Textura

  1. Olhe as texturas que foram descompactadas no passo anterior e escolha uma para modificar
  2. Inicie seu editor de imagem (Ex: Photoshop, Gimp, etc)
  3. Carregue a imagem e faça algumas mudanças
  4. Salve sobre a imagem original

Dica: Você sempre pode tirar as imagens padrão do arquivo zip na pasta “mod” se você precisar delas

A localização depende do seu diretório de instalação (Windows XP) ou do seu diretório de usuário do Windows (Windows Vista). A maneira mais fácil de encontrá-la, é checando o menu iniciar para o atalho para “Abrir a pasta mod”.

Quinto Passo: Veja sua nova textura no jogo

  1. Carregue a cena. Ela aparecerá como um clone do conjunto original com o nome do mod da textura
  2. Localize o objeto com sua textura modificada

Sexto Passo: Repita

Você pode usar ALT+R para recarregar as texturas na cena para que você não precise sair e reiniciar. Isso torna muito prático tentar coisas diferentes e ver os resultados.

Dicas e Truques

Para que servem os arquivos TXF?

Veja txf files para mais informações.

Coisas para se prestar atenção

  • Não mude o nome base de nenhum arquivo (ex: o nome do arquivo sem extensão). Esses nomes são importantes para que o jogo encontre as imagens que você quer substituir.
  • Você pode mudar o tamanho das imagens para aumentar os detalhes, mas o aspecto da imagem deve permanecer o mesmo. Além disso, todas as imagens precisam ter largura e altura na potência de 2 (ex. 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, 2048, …) O tamanho máximo é limitado pela placa gráfica (e a memória da placa gráfica)e não deve exceder 2048. Nós recomendamos deixar o tamanho da imagem com como ela é (ou no máximo dobrar largura e altura).
  • Formatos de arquivos suportados são:JP2 e PNG. Você pode mudar o formato do arquivo de jp2 para png e vice-versa. É só uma questão de compressão e tamanho do arquivo (os quais devem ser mantidos pequenos). Então se você é bom, tente usar ambos os formatos e use o arquivo com menor tamanho.

Compartilhando seu novo conjunto de texturas

Quando você estiver pronto para compartilhar seu conjunto de texturas com a comunidade visite Compartilhando seu conjunto de texturas

Avisos Importantes

  • O arquivo zip enviado terá seu conteúdo checado. Não inclua nenhum arquivo e/ou pasta adicional exceto imagens modificadas e .txf para evitar que seu upload seja rejeitado.
  • Seu mod será checado pela equipe do Gamérica. Desde que não exista nada ofensivo ou ilegal, o mod deve obter aprovação para compartilhamento com a comunidade.
  • Não use material protegido por direitos autorais para prevenir problemas legais para você e/ou Gamerótica.